Evento acadêmico

Grupo da Geografia promove lives sobre educação

Conversas sobre educação é o tema de uma série de lives que o Grupo de Ensino e Pesquisa em Geografia (Gepegeo) promove até outubro em seu canal no YouTube.

Diante da necessidade de reorganização dos espaços escolares, o Gepegeo resolveu extrapolar sua temática habitual. "Todos os temas são de reconhecida relevância, mas são fragilmente reconhecidos por professores da escola básica e deveriam ser mais aprofundados nos cursos de licenciatura”, defende a organizadora do evento, Valéria Roque, professora do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências (IGC.

No dia 15 de setembro, a codiretora executiva do Centro Sérgio Vieira de Mello, Carolina Larriera, vai abordar a educação em situações extremas e o trabalho formativo desenvolvido pela instituição. Carolina é viúva do diplomata Sérgio Vieira de Mello, que esteve à frente do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos e morreu em atentado à sede da ONU no Iraque, em 2003.

No dia 29 deste mês, o maestro cubano Néstor Lombida, ex-regente da Big Band do Palácio das Artes, vai analisar a música africana e a diversidade musical das Américas. A série terá sequência em 6 de outubro, com Paulo Rezzuti, vencedor do Prêmio Jabuti 2018, na categoria biografia, com o livro D. Leopoldina: A história não contada – A mulher que arquitetou a Independência do Brasil. Na conversa, ele vai realçar a importância do trabalho de divulgação e popularização do conhecimento.

No encerramento da série, no dia 13 de outubro, o professor José Irineu Rangel Rigotti, do Cedeplar-UFMG, tratará dos limites e potencialidades dos indicadores educacionais e da importância de sua compreensão por professores da educação básica e superior.

As lives têm início às 19h.

Descrição Imagem
Carolina Larriera: educação em situações extremas Arquivo pessoal