Evento cultural

Grupo Viorizontes executa clássicos de Villa-Lobos e de outros violonistas em concerto no Conservatório

Ver cartaz do evento >

Na segunda, 14 de outubro, às 19h30, o Conservatório UFMG recebe os músicos Stanley Fernandes, Eduardo Campolina, Marco Teruel e Dudu Barreto no concerto (Des)caminhos do violão desde o Villa. A apresentação é produto do grupo Viorizontes, cuja pesquisa artística é dedicada ao repertório violonístico. O concerto reúne obras de compositores de grande relevância no cenário violonista, entre eles Heitor Villa-Lobos, cujo papel foi fundamental na construção de uma identidade musical brasileira, unindo tradição e modernidade. O evento é gratuito, mas está sujeito à lotação.

Na primeira parte do recital, intitulada Violão e eletrônica: composição, tecnologias e pedagogias, o músico e professor de violão da UEMG Stanley Fernandes exibe a peça Vril, composta em 2020 por Roberto Vitório. A composição alterna tempos pulsados rigorosos com tempos flexíveis, expressando flutuações nos fluxos de energia.

Sincronia e assincronia
Em seguida, se apresenta Eduardo Campolina, professor da área de composição da Escola de Música da UFMG e coordenador do Espaço de Criação e Invenção Sonora (Ecris). Em sua obra autoral 4 Estudos para violão e trilha eletroacústica, Campolina explora as relações entre o instrumento acústico e a trilha, envolvendo questões entre sincronia e assincronia, figura e fundo, fusão e contraste, equivalência/oposição tímbrica e de intensidade, entre outras.

Dudu Barreto, professor de violão no Cefart, e Marco Teruel, doutor em música pela UFMG e mestre em música pela USC Thornton School of Music (EUA), se unem na segunda parte do concerto, o Duo Arsis. Os músicos adaptam peças do piano, como Cirandas e cirandinhas – composição de Villa-Lobos e arranjos de Isaías Sávio e Emilio Pujol – para o duo de violões. Essa conexão entre o popular e o erudito também ecoa em obras de outros “tocautores” (compositores que performam suas próprias obras), como Marco Pereira, Paulo Bellinati, Egberto Gismonti e Paulinho Nogueira, que dão continuidade e expandem a influência de Villa-Lobos e a tradição popular e violonística brasileira.

Descrição Imagem
Marco Teruel, Dudu Barretto, Eduardo Campolina e Stanley Fernandes Foto: acervo pessoal

(Des)caminhos do Violão desde o Villa
Data: segunda, 14 de outubro de 2024