Leonardo Avritzer e Heloisa Starling debatem a crise do governo Bolsonaro, tema do novo livro do cientista político
Nesta quinta-feira, 25 de junho de 2020, às 18h30, o professor do Departamento de Ciência Política da UFMG Leonardo Avritzer debate com Heloísa Starling, professora do Departamento de História, o tema do livro que o cientista político acabou de lançar pela editora Todavia, intitulado Política e antipolítica: a crise do governo Bolsonaro. O debate poderá ser acompanhado pelo YouTube da editora Todavia.
Avritzer dividiu o seu ensaio em cinco pequenos capítulos: Coronavírus, sistema de saúde e crise política; A antipolítica na crise: da Lava Jato à disputa entre Bolsonaro e Moro; Militares, bolsonarismo e crise política; A reconstrução do centro democrático?; e Equilíbrio catastrófico: a formação do pós-bolsonarismo.
No livro, ele sustenta que é a primeira vez que Bolsonaro não consegue “tornar hegemônica a sua concepção de antigovernabilidade e antipolítica” e avalia as possíveis consequências dessa novidade para o quadro político brasileiro.
O livro
Política e antipolítica: a crise do governo Bolsonaro integra a Coleção 2020 – ensaios sobre a pandemia, da editora Todavia, lançada durante a atual crise sanitária para abrigar reflexões sobre os desdobramentos que a pandemia pode ter no Brasil em suas mais diferentes vertentes: direito, política, antropologia, economia, psicanálise e arquitetura.
O autor
Leonardo Avritzer é autor de, entre outros, de Impasses da democracia no Brasil (Civilização Brasileira, 2016), e O pêndulo da democracia (Todavia, 2019), obras em que discute as dificuldades enfrentadas pela democracia brasileira para se sustentar e se consolidar, seja no arco amplo da estruturação política do país, seja mais especificamente a partir de junho de 2013, quando o Brasil entrou em uma espiral de oscilação política.