Evento cultural

Músicas de Tom e Chico guiam show de MPB no Conservatório UFMG

Na quinta-feira, 24 de outubro às 19h30, a cantora Vivian Assis e o violonista Rafael Pansica apresentam o show 'Sabiá: a parceria de Tom e Chico', no Conservatório UFMG. A entrada é franca.

O tema do show é uma referência à canção Sabiá, premiada no III Festival Internacional da Canção em 1968. A apresentação no Conservatório é o resultado de pesquisa realizada pelos músicos sobre as letras das canções da parceria entre Tom e Chico. Nelas, é possível observar a variedade estilística que vai do bolero à valsa, passando por bossas famosas e baladas das inspiradas como Retrato em branco e preto e Eu te amo.

Sobre os músicos

Vivian Assis é cantora, maestrina, arranjadora e pianista. É mestre em música e bacharel em regência pela UFMG. Atualmente, trabalha com diversos corais - Cariúnas, Colégio Padre Eustáquio e Imprensa-ABT - e atua como professora efetiva de canto coral da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, onde também coordena o projeto de extensão de Coro Feminino.

Como cantora, participou do quarteto vocal Recantares com Lígia Jacques, Letícia Bertelli e Christiane Cota. Vivian participou como solista no show  Relembrando os festivais do Jamar no Teatro Municipal de São João Del Rei e também no Auditório do Museu Minas Vale em 2016 e 2017, com os colegas da Escola de Música da UFMG. Cantou a convite de Irene
Bertachini em dois shows da cantora em 2017 e 2018. Atuou também como cantora no Grande Teatro do Sesc Palladium, como parte do Musical que dirigiu: Jobim e Piazzolla, com o Projeto Cariúnas no fim de 2018. Mais recentemente, teve a oportunidade de apresentar-se no Teatro Paiol, no show de encerramento da oficina de música de Curitiba.

Rafael Pansica é violonista, professor, arranjador e compositor. Iniciou seus estudos em São Paulo no Conservatório Paes de Barros e atualmente vem cursando o bacharelado em música popular na Escola de Música da UFMG. Participou de masterclasses e workshops com renomados músicos brasileiros e em 2016  sagrou-se vencedor do XVI Prêmio BDMG Instrumental em duas categorias: arranjador e compositor. O prêmio lhe rendeu a oportunidade de tocar seu repertório autoral em shows no CCBB-BH e no Sesc Consolação (SP).

Nestes shows, gravados respectivamente pela Rede Minas e pelo Sesc Instrumental (TV SESC), Rafael dividiu palco com grandes nomes da música brasileira - Bebê Kramer (acordeon), Cleber Almeida (bateria) e Fabio Perón (bandolim). Como produtor musical, recebeu uma menção honrosa no site Embrulhador: Melhores da Música Brasileira (2014) pela produção, em parceria com Eduardo Pio, do disco Conversas de Bar.

Programa

- Estamos aí
- Imagina
- Sabiá
- Eu te amo
- Olha Maria
- Retrato em branco e preto
- Meninos eu vi
- Pois é
- A violeira
- Anos dourados
- Piano na Mangueira

(Fonte: Conservatório UFMG)

Descrição Imagem
Evento tem entrada aberta ao público Matheus Ferro