Evento cultural

Em 'live', Nilma Lino Gomes analisa as implicações raciais da pandemia; hoje, às 19h

Nesta quarta, 6 de maio de 2020, às 19h, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMG promove uma live no Instagram (@ufmgdce) com a professora Nilma Lino Gomes, da Faculdade de Educação. A conversa, sobre o tema Raça, classe e gênero e seus reflexos na pandemia, será mediada pela coordenadora geral do Diretório, Luiza Datas.

Para Nilma, a principal questão é “refletir se essas medidas de saúde se articulam com as políticas de igualdade social”. Na live, a professora discorrerá sobre como a pandemia amplia as desigualdades no país e os riscos de violência contra a mulher. “Se não atentarmos para essas questões estruturais, poderemos colocar as mulheres em situação de perigo”, alerta Nilma.

Além disso, também serão debatidas as dificuldades das pessoas negras e do povo quilombola. “Cerca de 70% da população pobre é negra, e isso a torna muito mais vulnerável que as elites”, afirma.

Nilma é professora Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação (FAE) da UFMG. Ela tornou-se a primeira mulher negra do Brasil a ser reitora de uma universidade pública federal, no caso a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em 2013. Tem graduação em Pedagogia e é mestra em Educação pela UFMG, doutora em Antropologia Social pela USP e pós-doutora em Sociologia e em Educação pela Universidade de Coimbra e pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), respectivamente.

Descrição Imagem
Nilma Gomes: desigualdades sociais causadas por pandemia Foca Lisboa | UFMG