Evento cultural

Novembro Negro: mesa-redonda aborda papel da comunicação no enfrentamento ao racismo

Ver cartaz do evento >

Nesta sexta-feira, 24, o Novembro Negro vai realizar a mesa-redonda Horizontes possíveis: aquilombando pela comunicação, a partir das 14h30, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha. A mesa vai discutir o papel da comunicação no enfrentamento ao racismo e as iniciativas possíveis que garantem a pluralidade e a diversidade, tanto no âmbito midiático quanto no organizacional.

Com base no diálogo com estudantes e a sociedade civil, os participantes da mesa pretendem fomentar o debate sobre as soluções de comunicação que partam de uma agenda que priorize a necessidade de uma educação antirracista.

A mesa terá a participação do professor Pablo Moreno, do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Raça e Gênero (Coragem), de Vivi Coelho, articuladora política e institucional da Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), e de Acacio Jacinto e Leonne Gabriel, ambos do Canal Futura. A mediação será feita pela diretora do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom), Fábia Lima, que é professora do Departamento de Comunicação Social da Fafich.

Após a mesa-redonda, por volta das 16h, o Bloco Seu Vizinho, do Aglomerado da Serra, fará um cortejo da Reitoria até a Praça de Serviços, onde vai apresentará um show musical. A programação é gratuita.

Relações raciais
Também como parte da programação do Novembro Negro, ocorrerá, às 13 horas, uma roda de conversa sobre as relações raciais na Faculdade de Direito da UFMG, na avenida João Pinheiro, 100, no Centro. O papo será mediado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pelo Diretório Acadêmico (DA) da Faculdade.

Às 20 horas haverá, ainda, a exibição do espetáculo Um pé de nós, montado por turma de formandos do Teatro Universitário da UFMG. A peça imagina o cenário de uma comunidade próspera onde convivem personagens que, em meio aos afazeres e questões de seu cotidiano, resistem para manter o território ocupado frente à desapropriação, recorrendo à memória e aos ensinamentos de seus ancestrais.

O espetáculo também é gratuito e ocorre na Funarte, na rua Januária, 68, Centro. Mais informações sobre Um pé de nós podem ser obtidas em reportagem já publicada aqui no Portal UFMG.

Novembro Negro
A programação completa do Novembro Nego está disponível online. Neste ano, o evento tem como tema Ancestralidade e coletividade: Aquilombar para permanecer. Até o fim do mês, ocorrerão 67 atividades propostas pela comunidade universitária

Descrição Imagem
Bloco Seu Vizinho animará o Novembro Negro com cortejo no campus Pampulha Foto: Divulgação | Instagram (@seuvizinho_)