Evento acadêmico

Pesquisadoras do Projeto Brumadinho UFMG participam do projeto 'Mulheres na ciência'

Nesta sexta, 27, às 15h, o projeto Mulheres na ciência chega a sua terceira edição e reúne pesquisadoras do Projeto Brumadinho UFMG. A iniciativa consiste em realizar chamadas públicas internas para seleção de subprojetos de pesquisa e extensão, supervisionar sua implementação e execução, além de coordenar as ações desenvolvidas para avaliação dos impactos do rompimento da barragem de rejeitos da Mina Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho (MG), ocorrido em janeiro de 2019.

O rompimento ocasionou a perda de vidas e fortes impactos sociais, econômicos, infraestruturais e ambientais, sobretudo no Ribeirão Ferro-Carvão e no Rio Paraopeba. Em decorrência desse rompimento, a 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte instituiu, em conjunto com a UFMG, um comitê técnico-científico para identificar, caracterizar e avaliar os impactos do colapso, auxiliando, assim, os casos sob sua jurisdição.

As participantes desta edição, Natália Sátyro, Sheila Latchim e Paula Guimarães, compartilharão suas percepções e aprendizados acerca da iniciativa e, também, sobre suas jornadas no meio da pesquisa.

O evento promovido pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) –uma das principais gestoras de Ciência, Tecnologia e Inovação do país, fundação de apoio da UFMG e mais de 30 centros de tecnologia e pesquisa nacionais – em parceria com o State Innovation Center, tem a proposta de popularizar o acesso à pesquisa e desmistificar o que se relaciona à mulher cientista, com diálogos constantes e trocas de informações com as participantes sobre a realização de projetos de impacto sobre a sociedade.

As inscrições devem ser feitas no Sympla.

Saiba mais sobre as participantes.

Natália Sátyro
Professora do Departamento de Ciência Política da Fafich-UFMG, bolsista de Produtividade do CNPq, Natália é doutora em Ciência Política pelo Iuperj com pós-doutorado pela Oxford University (Reino Unido). Coordena o Centro Interinstitucional de Análise de Políticas Sociais (CIAPSOc) da Associação Latino-americadna de Ciência Política (Alacip) e coorganizadora do Research Committee 39 "Welfare State and Developing Societies" da IPSA (2014 - 2023).

Natália também é editora da seção Governança e Políticas Públicas da Revista Sociologia & Política. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação de Ciência Política da UFMG. Seus interesses de pesquisa incluem Estado de bem-estar social, políticas de assistência social e de transferência de renda, desigualdade de renda e instituições políticas. Leciona e pesquisa no campo das políticas públicas, com ênfase na análise institucional, nas políticas sociais no Brasil e na América Latina.

Sheila Lachtim
Doutora em Ciências da Saúde e mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem da USP, Sheila é graduada em enfermagem e licenciada em educação pela mesma Universidade. É professora do Departamento de Enfermagem Maternoinfantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG. Integra o grupo de pesquisa Fortalecimento e desgaste no trabalho e na vida trabalho: bases para a intervenção em saúde coletiva”.

Paula Guimarães
É arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG e doutoranda pelo mesmo programa. Desde 2016, quando iniciou o mestrado, dedica-se à pesquisa acadêmica relacionada aos rompimentos de barragens de mineração ocorridos em Mariana (2015) e Brumadinho (2019), ambos em Minas Gerais.

Nesses trabalhos, acompanha os encaminhamentos institucionais deflagrados pelos desastres e seus reflexos sobre as dinâmicas territoriais, por meio de análise documental, organização de banco de dados e sistematização da informação baseada em dispositivos gráficos. Integra a equipe do projeto Plataforma Brumadinho UFMG, no qual é responsável pela sistematização de informações referentes aos processos judiciais que visam à reparação dos danos deflagrados pelo rompimento da barragem em Brumadinho.

Priscila Souza (mediadora)
Graduada em Química Tecnológica, com mestrado em Inovação Tecnológica pela UFMG, Priscila trabalha no setor de Novos Negócios e Parcerias da Fundep, com foco na estruturação de novas soluções com o intuito de conectar o conhecimento (por meio da ciência) com as demandas da sociedade.

(Com assessoria de comunicação da Fundep)

Descrição Imagem
Equipe de pesquisa em meio ambiente, uma das muitas frentes de atuação da UFMG Projeto Brumadinho