Evento acadêmico

Hoje, às 14h: professor da Lituânia fala sobre relações internacionais dos pequenos Estados

Ver cartaz do evento >

Como se comportam pequenos Estados no cenário das relações internacionais? E, mais especificamente, como andam as relações da Letônia, Lituânia e Estônia com a Rússia, tomando como referência a guerra que opõe Rússia e Ucrânia? O professor Mindaugas Jurkynas, da Vytautas Magnus University, da Lituânia, vai expor sua visão do tema em palestra nesta quarta, 28 de junho de 2023, a partir das 14h, no Auditório Bicalho, da Fafich.

O evento ocorre no âmbito do programa Erasmus, da União Europeia, que promove intercâmbio acadêmico com países de outras regiões. Jurkynas, que é titular da Cátedra Jean Monnet em sua instituição, passa uma semana em contato com pares na UFMG. Em sua palestra, o professor vai abordar estudo de caso do atual estágio do relacionamento dos Países Bálticos – que integram o conjunto de nações com pequenos territórios, parcos recursos econômicos e baixa capacidade militar – com a Rússia, que tem características opostas e com a qual fazem fronteira.

Mindaugas Jurkynas também é professor da Academia Militar da Lituânia e foi conselheiro de segurança e política externa do governo lituano nos anos 2000.

A palestra, que será mediada pelo professor Dawisson Belém Lopes, do Departamento de Ciência Política, é aberta ao público e não exige inscrição.

Descrição Imagem
Jurkynas é catedrático Jean Monnet em sua instituição Foto: Vytautas Magnus University

26 a 28 de junho de 2023

Auditório Bicalho, da Fafich