Evento acadêmico

Quarta e quinta: webinário 'Pensando a pandemia: perspectivas filosóficas sobre a covid-19'

A forma como o ser humano habita o mundo social e físico foi profundamente impactada pelo distanciamento imposto como medida de controle da disseminação da covid-19. A saúde mental, que já era um problema de alcance planetário antes da pandemia, agravou-se com a crise sanitária. A hesitação diante da vacinação, que pode ter explicação política e epistemológica, difere-se na história, trazendo à tona diversas tensões, que têm como pano de fundo, além do contexto social e político e as desigualdades, a questão dos direitos individuais e da autoridade.

Todas essas questões serão postas para reflexão durante a segunda parte da conferência internacional Pensando a pandemia: perspectivas filosóficas sobre a covid-19. O evento, gratuito e aberto ao público, será transmitido pelo YouTube, em canal que reúne eventos realizados por doutorandos vinculados ao Programa de Pós-graduação em Filosofia da Fafich.

Nesta quarta-feira, 28, às 14h, a pesquisadora Havi Carel, da University of Bristol, abre as discussões com o tema Fenomenologia pandêmica, em que refletirá sobre as experiências cotidianas interrompidas pelo distanciamento social e a caracterização dessas mudanças como incerteza global.

Na sequência, às 15h15, Anna Karynne e Karla Correia, do Centro Universitário de Formiga (Unifor), apresentarão o Projeto escuta solidária: atendimentos psicológicos on-line no contexto universitário à luz da fenomenologia de Merleau-Ponty. A iniciativa, desenvolvida pelo curso de Psicologia da Unifor, promove atendimentos psicológicos on-line de curta duração para os estudantes, com base em grupo focal formado por psicólogos clínicos. A análise das informações obtidas durante os atendimentos e da filosofia de Merleau-Ponty, pode, segundo as pesquisadoras, iluminar o campo da saúde mental no ambiente universitário de modo a problematizar e desmitificar o modelo hegemônico biomédico e de bem-estar.

Hesitação em vacinar
Na quinta-feira, 29, também a partir das 14h, Quassim Cassan, da Universidade de Warwick, vai tratar de ética e política, com a palestra A política e epistemologia da hesitação em vacinas. O professor vai analisar alguns estudos sobre a hesitação vacinal na história e a recente resistência às vacinas contra a covid-19. Cassan vai destacar aspectos em que o atual fenômeno difere das formas anteriores de hesitação.

No encerramento do evento, às 15h15, a professora Telma de Souza Birchal, do Departamento de Filosofia, discutirá, na palestra Pandemia: a ponta do iceberg?, a articulação entre questões como a necessidade de priorizar determinados atendimentos médicos diante da escassez de recursos e a proibição de certos procedimentos ou a obrigatoriedade da vacina sob o pano de fundo do contexto social e político.

As palestras anteriores, que trataram das perspectivas históricas e de temas da filosofia da ciência, estão gravadas no mesmo canal. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail ufmgfilosvirtual@gmail.com.

Descrição Imagem
Desigualdades sociais e novas formas de habitar as cidades figuram entre as discussões do webinário Cícero R. C. Omena | Flickr | CC BY 2.0