Cursos

​‘Quem tem medo das ciências’: último módulo do curso propõe discussão sobre a lógica da desinformação

Nos dias 30 de setembro, 7, 14 e 21 de outubro de 2020, será realizado o quarto e último módulo do curso de extensão Quem tem medo das ciências, vinculado ao projeto Filosofia na Praça. As inscrições estão abertas até o próximo dia 28. Com o tema Uma lógica da desinformação, a atividade será conduzida pelo professor Abílio Rodrigues, do Departamento de Filosofia da Fafich.

Em diversas situações, as pessoas precisam lidar com informações veiculadas nas redes sociais que podem ser verdadeiras, falsas ou não ter justificação – ou ainda conter apenas uma pseudojustificação –, e nada garante que mesmo a fonte dessas informações acredite nelas. “Uma lógica adequada a esses contextos contraditórios não é a clássica, pois não estamos lidando com a verdade, mas uma [lógica] capaz de lidar também com uma noção de informação que inclua a desinformação, que é informação falsa divulgada com o propósito de causar dano”, descreve a ementa do curso.

Reformulado para ser ofertado no formato on-line, a atual edição do curso propõe-se, à luz de diferentes perspectivas teóricas e de situações contemporâneas no Brasil e no mundo, discutir as relações entre filosofia, arte e ciências humanas e exatas. Os fios condutores são os conceitos de verdade, conhecimento, argumentação e justificação, analisando-os segundo autores clássicos como Aristóteles, Galileu, Dante, Brecht, Kant, Popper e Quine.

As aulas são realizadas às quartas-feiras, das 19h30 às 21h10, pela plataforma Webex. O link das salas serão enviados pelo e-mail cadastrado na matrícula.  As inscrições para o módulo custam R$ 165 e podem ser feitas no site da Fundep. Ao fim do curso, os participantes receberão certificado emitido pelo Centro de Extensão da Fafich. Outras informações podem ser obtidas por meio da página do Departamento de Filosofia ou do e-mail filosofianapraca@gmail.com.

Descrição Imagem
Ilustração satírica de Frederick Burr Opper (1894) mostra repórteres com várias formas de notícias falsas Domínio Público