Evento acadêmico

Quinta, às 10h30: Sidarta Ribeiro fala sobre cérebro, imaginário e informação

Ver cartaz do evento >

O neurocientista Sidarta Ribeiro fará nesta quinta-feira, 26 de agosto de 2021, a partir das 10h30, a palestra Cérebro, imaginário e informação. Em perspectiva transdisciplinar sobre os processos cognitivos, ele vai abordar fenômenos no campo da comunicação como a pós-verdade, as fake news e teorias conspiratórias. O objetivo do pesquisador é propor reflexões que resultem em alternativas para enfrentar esses problemas. Sidarta é vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A iniciativa é do Instituto de Estudos Avançados e Transdisciplinares da UFMG (IEAT), em colaboração com o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. A palestra, que terá mediação do professor Claudio Paixão, da ECI, será transmitida pelo canal do IEAT no YouTube.

Sidarta Ribeiro desenvolve pesquisas que atravessam diversas áreas do conhecimento. Na exposição do dia 26, ele vai tratar das bases neurocientíficas do imaginário e das relações entre os processos cerebrais e a capacidade de idealizar o que normalmente indicamos como uma informação verdadeira. Ele vai falar também do impacto desse background na atribuição de sentido às informações que recebemos.

A experiência do palestrante concentra-se na neuroetologia, neurobiologia molecular e neurofisiologia de sistemas, com interesse em memória, sono e sonhos; plasticidade neuronal; comunicação vocal; competência simbólica em animais não humanos; psiquiatria computacional; neuroeducação; cannabis medicinal; psicodélicos e política de drogas. Sidarta Ribeiro é autor de mais de 100 artigos científicos e de cinco livros, entre eles O oráculo da noite (Cia. das Letras).

Descrição Imagem
Sidarta Ribeiro é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Elisa Elsie / divulgação | ufrn.br