Evento acadêmico

Quinta, às 17h: Live Boletim UFMG aborda impactos do racismo algorítmico

Ver cartaz do evento >

Em setembro, um usuário do Twitter postou uma montagem que exibia, em cada uma de suas extremidades, as fotos do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e do senador norte-americano Mitch McConnell. Tanto nas postagens dele quanto nas de outros usuários que repetiram o experimento, o resultado era, na grande maioria das vezes, o mesmo: a pessoa branca, no caso, o senador McConnell, aparecia em destaque na publicação.

O episódio é um exemplo do que pesquisadores vêm chamando de racismo algorítmico, ou seja, situações de discriminação automática de imagens ou conteúdo digital produzido por pessoas negras ou não brancas. À medida que avançam as tecnologias e a digitalização do mundo social contemporâneo, como mensurar os impactos dessa questão em rede e fora dela? Afinal, na era da automatização de processos, de que maneira é possível garantir práticas de programação e codificação mais inclusivas?

Para discutir o tema e reverberar algumas das discussões presentes durante a programação do Novembro Negro na Universidade, a próxima edição da Live Boletim UFMG vai receber André Goes Mintz, pesquisador do R-EST, grupo de estudos em redes sociotécnicas, e professor da Escola de Belas Artes, e Maria Aparecida Moura, professora do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Escola de Ciência da Informação.

A conversa será transmitida nesta quinta, 3 de dezembro, a partir das 17h, no perfil da UFMG no Instagram. Haverá tradução simultânea em Libras.

Live Boletim UFMG
Realizada quinzenalmente pela equipe de redes sociais do Centro de Comunicação (Cedecom), a Live Boletim UFMG reúne pesquisadores e professores da Universidade para conversar sobre temas relevantes e atuais do Brasil e do mundo. Todas as edições estão disponíveis no IGTV do perfil.

Descrição Imagem
Pesquisadores vêm chamando atenção para a importância da diversidade nas áreas de programação e tecnologia Pedro Antuña / UFMG