Evento cultural

Resistência estudantil ao regime militar será celebrada em ato no campus Saúde

O campus Saúde vai sediar evento destinado a rememorar a resistência do movimento estudantil à ditadura militar. A celebração é organizada por protagonistas do 3º Encontro Nacional de Estudantes, que seria realizado em junho de 1977, mas foi duramente reprimido pelo regime militar, culminando com a prisão de centenas de universitários em cerco à Faculdade de Medicina.

A celebração ocorrerá no Diretório Acadêmico (DA) Alfredo Balena, o mesmo local onde estudantes de todo o país pretendiam se reunir para refundar a União Nacional dos Estudantes (UNE), desarticulada pelo governo militar. No entanto, o campus Saúde foi cercado com telas de arame, policiais e viaturas na noite de 3 de junho, e invadido pela polícia no dia seguinte, em desrespeito ao preceito da autonomia universitária.

Descrição Imagem
Imagens da época mostram ação militar no campus Saúde Divulgação