Evento cultural

Sábado, às 14h: 'Educação na praça' discute acessibilidade e inclusão de surdos no ambiente escolar

O Espaço do Conhecimento UFMG, receberá, neste sábado, 28 de outubro de 2023, mais uma edição do projeto Educação na praça focada no tema da acessibilidade e inclusão dos surdos nas escolas. A atividade, que começa às 14h, terá duração aproximada de 1h e será acessível em Libras e Português. Poderá receber até 40 participantes, mediante inscrição prévia por meio de formulário on-line. Os participantes receberão certificado.

Quando preconceitos põem em risco a experiência nas escolas, esses espaços podem contribuir para a perpetuação de um ciclo de exclusão e distanciamento de pessoas com deficiência. E o despreparo das escolas brasileiras em proporcionar oportunidades acessíveis de aprendizado impacta diretamente a vivência estudantil e o aproveitamento de pessoas surdas.

Nesse contexto, a roda de conversa é direcionada a alunos de licenciatura, professores da rede de educação básica, educadores de museus e demais interessados. A atividade reunirá Dinalva Andrade, intérprete de Libras e doutoranda em Estudos de Linguagens no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet), e Bárbara Vítor, aluna do curso de Letras Libras e professora da Linguagem Brasileira de Sinais.

Descrição Imagem
Atividade acessível em Libras realizada no Espaço do Conhecimento UFMG Foto: Luis Amaral

Educação na Praça: Acessibilidade e inclusão dos surdos nas escolas
Data: 28 de outubro