Evento acadêmico

Segunda, a partir das 17h: pesquisadoras falam de mulheres que cumpriram jornadas marcantes

Ver cartaz do evento >

Nesta segunda-feira, dia 8 de Março, ocorre o evento 8 mulheres em uma jornada sobre mulheres. Serão duas sessões on-line via plataforma Zoom, das 17h30 às 19h e das 19h15 às 20h45, seguidas de debate. O encontro contará com oito convidadas e quatro organizadoras. As inscrições poderão ser feitas até as 14h desta segunda-feira, em formulário específico. Serão emitidos certificados de participação de uma hora e meia ou três horas.

“Certamente, não basta um dia, se quisermos abordar esse conceito universal referente ao termo 'mulheres'. Esse grupo, que em comum partilha a dedicação à vida acadêmica, falará da trajetória de outras mulheres, nomes e exemplos queridos e marcantes para a ciência, o direito, a política, a educação, as artes e a sociedade, cujas ideias e ações, como pedra em poço d´água, espalham-se em um crescendo harmonioso, que envolve histórias de vida de muitas outras mulheres", escreve uma das organizadoras do evento, a professora do Departamento de Filosofia Maria Cecília de Miranda Coelho.

O encontro é organizado também por Najla Cristina de Jesus Gaia, graduanda em Filosofia na UFMG, Romana Almeida Guimarães, licenciada em Filosofia também pela Universidade, e Adriana do Carmo Figueiredo, professora de Linguística do Cefet-MG. As duas sessões terão monitoria de Najla Gaia e Romana Guimarães.

Primeira sessão – das 17h30 às 19h

Ana Vicentini (psicanalista e professora aposentada do Instituto de Artes da UnB) –Helenas em cena numa transversal do tempo.
Bianca Dias (psicanalista e crítica de arte) – Gradiva, aquela que avança
Carla Damião (professora de Filosofia da UFG e cofundadora do GT de Filosofia e Gênero da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia) – Você que me olha, me conta: a narrativa feminista relacional
Valéria Lamego (editora, com pós-doutorado em Letras na UFRJ) – Provocações sobre Cecília Meireles e a crítica literária canônica
Moderação: Adriana do Carmo Figueiredo (professora da área de Linguística na Fundação Cefet-MG)