Político-administrativo

Segunda, às 17h: conferência ‘Apesar do Brasil’, com Jota Mombaça, abre 9ª Semana de Saúde Mental

Com o tema Vida: mutirão de todes, a UFMG promove, de 17 até 21 de maio de 2021, a 9ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social. A programação, que inclui palestras, debates, oficinas, rodas de conversas, vivências e atividades culturais, será totalmente virtual para atender às condições de distanciamento social impostas pela pandemia de covid-19. A transmissão será feita pelo canal da Pró-reitoria de Extensão no Youtube e pelas plataformas dos parceiros da Rede de Saúde Mental da UFMG.

A programação da Semana coincide com o início do primeiro período letivo (17 de maio) e com o Dia Internacional de Luta Antimanicomial (18 de maio). Na abertura, nesta segunda-feira, 17 de maio, a partir das 17h, a artista indisciplinar e pesquisadora Jota Mombaça vai ministrar a conferência Apesar do Brasil, na qual fará, segundo ela própria, "uma leitura não individualizante do trauma da brasilidade, propondo-se a romper a atomização das análises do sujeito patologizado". 

A discussão será centrada na ideia de trauma, levando em consideração o intercruzamento de sistemas de opressão, possibilidades de resistência e contradições constitutivas na formação dos processos de vida e criação experimentados por pessoas racializadas, dissidentes sexuais e desobedientes de gênero.

A programação, que pode ser consultada no site do evento, prossegue até sexta-feira, dia 21.

Descrição Imagem
Identidade visual da 9ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG Douglas Salustiano | Cedecom UFMG