Evento cultural

Exposição fotográfica inspirada em Guimarães Rosa é atração do Seminário de Diamantina

Na próxima segunda-feira, durante o 19º Seminário de Diamantina, será inaugurada a edição presencial da exposição Travessia fotográfica. De 29 de agosto a 2 de setembro de 2022, ela poderá ser visitada das 8h às 18h, na Casa da Glória, em Diamantina, Minas Gerais.

A entrada é exclusiva para os inscritos do Seminário. O material do evento está disponível nas redes sociais do projeto Travessia.

De 29 a 31 de agosto, a exposição terá visita guiada e audiodescrição das obras para o público externo com deficiência visual. Neste caso, o agendamento é necessário, devendo ser feito pelo e-mail travessiafotografica@gmail.com ou pelo telefone (31)999796-2977.

Nem na saída nem na chegada
Em busca de construir o sentido da travessia por meio de diferentes perspectivas, a exposição tem inspiração em Guimarães Rosa. "O real não está na saída nem na chegada; ele se dispõe para a gente é no meio da travessia", registrou o escritor.

As 50 fotos da exposição foram selecionadas por meio de concurso realizado em 2019 e organizadas em 10 séries. São 28 participantes, entre estudantes de graduação, pós-graduação e servidores técnico-administrativos da UFMG. Por conta da pandemia, ela materializou-se, desde o início, apenas no formato virtual, em diversas plataformas.

O projeto de extensão Travessias é vinculado ao Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, com apoio do Programa de Apoio Integrado a Eventos (Paie) e da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Descrição Imagem
Fotografias da exposição são inspiradas na travessia de Guimarães Rosa Luciana Gontijo | Série 'Limites'

Exposição Travessia fotográfica
Abertura: 29 de agosto de 2022, às 8h