Evento acadêmico

Segundo dia do International Congress of Aesthetics na UFMG

Nesta terça-feira, 25 de julho de 2023, a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (Fafich) abre as portas para o segundo dia do 22nd International Congress of Aesthetics. O evento integra a programação do 55º Festival de Inverno da UFMG.

A programação começa com sessões paralelas às 10h. São mais de 30 palestras com temas diversos, como The ugliness in art and the non-beauty in aesthetic, Recognition of land in the Echigo-Tsumari art triennale, Political-affective images of black women in the art of Rosana Paulino e Walter Benjamin and the sublime.

Às 16h30, no Auditório Sônia Viegas, Jacques Poulain, da Paris VIII University, ministrará palestra sobre a filosofia como estética da felicidade e, às 17h30, Tânia Rivera, da Universidade Federal de Niterói, falará sobre a paródia, a zombaria e o delírio. Às 18h45, haverá uma apresentação cultural no mesmo local.

Principal congresso de estética
Realizado a cada dois anos desde 1993 pela International Association of Aesthetics (IAA), o International Congress of Aesthetics, maior congresso de estética do mundo, firma parceria com a UFMG em sua 22ª edição. Com o tema Contemporary aesthetics: Dialogues through art, culture and media, o evento terá palestras com acadêmicos de mais de 20 países.

Sua programação – que terá lugar nos auditórios da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG até 28 de julho, em paralelo à programação do 55º Festival de Inverno – pode ser consultada no site ica2022.abrestetica.org.br.

Descrição Imagem
Tânia Rivera: paródia, zombaria e delírio Foto: Instituto de Estudos Avançados da USP

22nd International Congress of Aesthetics
Data: 24 a 28 de julho de 2023