Político-administrativo

Semana do Cerrado na Estação Ecológica

Ver cartaz do evento >

No dia 11 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Cerrado, com o intuito de ressaltar a importância do segundo maior bioma brasileiro e um dos mais ameaçados, apontado como  principal área de expansão da agricultura no país. Para celebrar a data, a Estação Ecológica da UFMG promove, pela primeira vez, a Semana do Cerrado, com várias atividades gratuitas, de 10 a 13 de setembro, das 10h30 às 11h30 e das 16h30 às 17h30.

A programação conta com uma mostra da sociobiodiversidade do Cerrado, quando serão mostrados dados sobre os animais desse bioma, como lobo-guará e capivara, por meio de maquetes e histórias em quadrinhos, entre outros materiais; ainda serão realizados jogos e os grupos escolares que já agendaram a visita participarão de uma trilha.

Também haverá uma exposição para degustação de produtos da culinária típica do Cerrado.

O evento é aberto a todos os públicos por meio de agendamento pelos telefones (31) 3409-2295 ou 3409-2296. O agendamento pode ser feito na segunda e quarta-feira, dias 9 e 11 de setembro, das 14h às 17h30. Segundo os organizadores, já estão agendadas 375 visitas.

Estação Ecológica

A Estação Ecológica da UFMG é uma área verde protegida, uma das maiores de Belo Horizonte, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFMG. Tem uma área de 114ha, na qual predominam características dos biomas mata altântica e cerrado. O local, dedicado a atividades de ensino, pesquisa e extensão, também guarda uma relação histórica com a cidade de Belo Horizonte, com várias ruínas arqueológicas.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da UFMG)

Descrição Imagem
Trilhas da Estação Ecológica UFMG, no campus Pampulha Foca Lisboa/UFMG