Sexta, às 9h: Cátedra de Direitos Humanos da AUGM debate direito à educação na pandemia
Especialistas de universidades públicas latino-americanas discutem, nesta sexta-feira, 30 de abril de 2021, os desafios para efetivar o direito à educação em tempos de pandemia. O encontro, que começa às 9h, é promovido pela Cátedra Aberta de Direitos Humanos da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e será transmitido pelo Facebook e pelo canal da entidade no YouTube.
Com participação de professores, pesquisadores e gestores de universidades públicas da Argentina, do Brasil, do Chile, do Uruguai, do Paraguai e da Bolívia, o encontro, que é o terceiro promovido pela Cátedra, será aberto pela pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga, atual coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos da AUGM, e pelo reitor da Universidade da República (Udelar), do Uruguai, Rodrigo Arim.
A primeira mesa será iniciada às 9h20 e terá como tema Ensino fundamental e médio: principais impactos da pandemia. A atividade, que terá como moderadora Adriana Rodríguez (Universidade de San Andrés), reunirá as professoras Moema Gomes Moraes (Universidade Federal de Goiás), Érica Figueroa (Universidade Nacional del Litoral, da Argentina) e Alina Machado (Udelar).
Às 11h, os especialistas vão discutir a Educação universitária e o desafio da qualidade no contexto da pandemia. A mediação será feita pelo secretário executivo da AUGM, Alvaro Maglia. Participarão Tarcísio Mauro Vago, pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFMG, Teresa Florez (Universidade do Chile), Miriam Kap (Universidade Nacional de Mar del Plata, Argentina) e Macelo Magnasco (Universidade Nacional de las Artes, Argentina).
Outras informações estão disponíveis na página da AUGM.
Sede na UFMG
A segunda edição do evento, realizada virtualmente em dezembro de 2020, foi a primeira atividade da UFMG como sede da Cátedra da AUGM. A escolha da Universidade foi feita pelo comitê acadêmico da Cátedra, instância vinculada à AUGM que congrega universidades públicas do Brasil, da Argentina, do Chile, do Paraguai e do Uruguai. A UFMG integra a Cátedra desde o seu lançamento, em outubro de 2019.
(Com Assessoria de Comunicação da Proex)