Evento acadêmico

Webinários da Biblioteca Universitária sobre base de dados

A Biblioteca Universitária oferece, neste mês, dois webinários sobre bases de dados da área de saúde: um será realizado nesta terça-feira, 6 de outubro de 2020, a partir das 14h, e o outro na próximo dia 13. Na sexta-feira, dia 9, haverá um webinário para todas as áreas do conhecimento sobre as ferramentas Web of Science e Journal Citation Reports.

Pesquisa avançada utilizando Ovid Medline é o assunto do seminário on-line de hoje. A plataforma Ovid possibilita, por meio de suas ferramentas e conteúdos, realizar revisões sistemáticas, acompanhar o desenvolvimento de fármacos e de testes clínicos, assim como encontrar dados sobre prognósticos, entre outros recursos.

O webinário do dia 13, também às 14h, ensinará Como aprimorar sua pesquisa de literatura por meio da pergunta PICO. No âmbito da prática baseada em evidências, os quatro componentes do acrônimo PICO – Paciente, Intervenção, Comparação e Outcomes (resultados) – são fundamentais para elaborar a questão de pesquisa e realizar a busca bibliográfica de forma assertiva.

As inscrições para os dois webinários da área de saúde deverão ser feitas por meio deste link. Os inscritos receberão um e-mail para confirmar a participação e, na véspera do evento, o link de acesso à reunião, além de instruções sobre a plataforma.

O webinário para todas as áreas do conhecimento será realizado na sexta-feira, 9 de outubro, às 10h. Serão apresentadas as bases de dados Web of Science e Journal Citation Reports, com foco nos conceitos de bibliometria e do processo de avaliação da produção científica. Os interessados deverão se inscrever neste link.