Arte e Cultura

Ars Nova relaciona 'Five negro spirituals', de Michael Tippett, à realidade brasileira

Obra do compositor inglês denunciou os horrores do nazismo

Captura de tela do mini concerto
Captura de tela do miniconcerto 'Five negro spirituals'Reprodução | YouTube

O Ars Nova – Coral da UFMG acaba de lançar um miniconcerto em formato virtual com repertório formado pelos cinco movimentos de Five negro spirituals, extraídos do oratório A child of our time, do compositor inglês Michael Tippett.

O vídeo reuniu mais de 20 coristas, que gravaram voz e vídeo de forma individual. O processo de edição audiovisual incluiu diversos fragmentos de reportagens e matérias jornalísticas que retratam alguns dos problemas sociais presentes no Brasil.

O compositor britânico começou a escrever o oratório em 1939, ano de início da Segunda Guerra Mundial. Um dos acontecimentos que inspirou a obra foi a chamada Noite dos cristais, ou Kristallnacht, em alemão. O episódio, ocorrido um ano antes do autor iniciar a composição, foi marcado pela destruição, pelo regime nazista, de símbolos judaicos, sinagogas, casas comerciais e residências de judeus.

A child of our time serviu como saída criativa para o pacifismo de Tippett, que se posicionou politicamente em defesa das minorias e dos povos oprimidos. Os Five negro spirituals funcionam como divisores do oratório. Steal away, Nobody knows the trouble I see, Lord, Go down, Moses, O, by and by e Deep river são as cinco canções apresentadas pelo Ars Nova.

Tippett aplicado ao Brasil
O vídeo dirigido pelo corista Carlos Morais relaciona a obra com o contexto brasileiro atual. “Eu quis usar a intenção crítica de Michael Tippett e inserir os problemas sociais do Brasil, por meio de recortes de notícias e manchetes. Uma das ideias foi fazer os participantes do vídeo reagirem a esses materiais jornalísticos, para enfatizar situações como a desigualdade, a fome, o racismo, a violência contra a mulher e a situação brasileira na pandemia”, afirma Morais. Os cantores foram convidados a manifestar a sua opinião sobre os temas tratados nos vídeos de forma livre, independente e individual.

A direção musical é do maestro Lincoln Andrade, que fez a curadoria da obra, seleção dos solistas e escolha dos andamentos e trabalhou aspectos associados à dinâmica, equalização da sonoridade e afinação dos cantores.

O regente ressalta aspectos técnicos que influenciaram na escolha da composição, ao citar a reformulação feita pelo próprio Michael Tippett no arranjo de Five negro spirituals em 1958, quando reescreveu as canções para vozes a capela. “A genialidade desses arranjos se confirma com a capacidade de Tippett de aproveitar os acompanhamentos orquestrais iniciais e fazê-los soar com beleza e originalidade nas linhas de vozes, sem acompanhamento. O efeito é grandioso, e Tippett mantém a expressão direta e a musicalidade dos Spirituals, enquanto adorna delicadamente cada um deles com gestos musicais próprios de seu tempo”, observa Lincoln.

O miniconcerto está disponível no canal do Ars Nova Coral da UFMG, na plataforma YouTube. Mais informações sobre o coro podem ser encontradas no site institucional e na página do Instagram: @arsnovacoraldaufmg.

Com Assessoria de Comunicação do Ars Nova-Coral da UFMG