Notícias Externas

Em sua estreia, 'Outra estação' conta a história do Museu de História Natural

Programa é resultado do processo de reformulação do jornalismo da Rádio UFMG Educativa

Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG
Museu de História Natural e Jardim Botânico tem área de 600 mil metros quadradosFoto: MHNJB I UFMG

Quarta maior área verde de Belo Horizonte, o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG recebe cerca de 30 mil visitantes por ano. Em 2019, a instituição, situada na região Leste da capital mineira, completa 50 anos. O primeiro episódio do programa Outra estação (15/8) conta a curiosa história do lugar, que se inspirou no Museu Nacional do Rio de Janeiro, e fala da importância da entidade para o trabalho científico em várias áreas, como arqueologia e botânica.

Entre os entrevistados, estão pesquisadores e o presidente do Conselho Diretor do Museu, professor Antônio Gilberto Costa. Também "conversamos" com pássaros que vivem no lugar.

Plantas, animais, exposições...

Presépio do Pipiripau é composto de 45 cenas, 586 personagens e cerca de três mil objetos
Presépio do Pipiripau é composto de 45 cenas e 586 figuras móveisTati Motta

O primeiro bloco do programa apresenta um panorama do que o visitante encontra no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Um dos destaques é o Presépio do Pipiripau, grande símbolo da instituição. 

A história da instituição também é abordada nesse bloco. O espaço hoje ocupado pelo Museu pertencia a uma fazenda, desapropriada na construção da capital mineira. Pessoas importantes nessa longa jornada compartilharam suas memórias.

Armanda Salles trabalha há 30 anos no Museu e nos contou algumas de suas memórias
Armanda Salles trabalha há 30 anos no Museu e nos contou algumas de suas memórias Breno Benevides I Rádio UFMG Educativa

Campo para pesquisa
Além de proporcionar momentos de lazer que ficam guardados na memória de visitantes e funcionários, o Museu é ambiente para pesquisas em diversas áreas. Esse é o assunto do segundo bloco.




Para saber mais sobre o tema:

Site do Museu

Volumes digitalizados dos Arquivos do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, revista dedicada às Ciências Naturais. 

Produção
Esta edição do Outra estação teve produção de Breno Benevides, Larissa Reis, Luana Lima e Vinícius Luiz. Edição e apresentação de Vinicius Luiz. Coordenação de Jornalismo de Paula Alkmin e trabalhos técnicos de Breno Rodrigues. 

O programa Outra estação explora, semanalmente, um tema de interesse da sociedade, buscando dados e conversando com pessoas que possam trazer contribuições sobre o assunto. Na Rádio UFMG Educativa, em 104,5 FM, o programa vai ao ar às quintas, às 18h, com reprise na sexta, às 7h30. O Outra estação também fica disponível nos aplicativos de podcast.

A atração é um dos desdobramentos do processo de reformulação do jornalismo da Rádio UFMG Educativa, que passa a contar com novos programas e disponibilizar conteúdos em aplicativos de podcast.

Os 50 anos do Museu de História Natural e Jardim Botânico também são abordados em vídeo da TV UFMG: