BH-Tec abre consulta pública para construção de novo edifício

Maquete ilustrativa do novo edifício do BH-Tec
Maquete ilustrativa do novo edifício do BH-Tec BH-Tec / Divulgação

O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec) publicou na última sexta-feira, 29, consulta pública ao edital e documentos anexos para a seleção do parceiro imobiliário que construirá o próximo edifício do empreendimento.

A consulta permanecerá aberta até 2 de setembro. O escopo de expansão adota agora estratégia diferente das licitações abertas anteriormente. O objetivo é erguer um prédio de menor porte ao lado do edifício institucional, em operação desde 2012. Uma audiência pública foi marcada para 23 de agosto para apresentação do projeto.

O modelo do projeto foi desenvolvido sob coordenação do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). O parceiro privado fará o investimento imobiliário no modelo BOT (Build, Operate and Transfer). Depois de construído, passa a ser propriedade da Universidade, dona do terreno, mas o parceiro terá concessão para operá-lo por 30 anos, contados a partir da obtenção do alvará de construção. Após esse tempo, a posse será transferida à Universidade, que passará a operar o edifício.

O escopo consiste em um prédio de 20 mil metros quadrados de área construída. De acordo com o diretor-presidente do BH-Tec, Ronaldo Pena, o novo projeto tem como objetivo se adaptar ao atual momento econômico do país. “Diferentemente do que acontece nos Estados Unidos, os investidores brasileiros desconhecem o negócio imobiliário em parques tecnológicos. O Conselho de Administração do Parque entendeu, portanto, que a melhor estratégia seria diminuir o investimento necessário. Um novo edifício foi projetado com um terço da área prevista naquele licitado anteriormente. Dessa forma, o empreendimento encaixa-se melhor no cenário atual da economia brasileira e aumenta a possibilidade de os investidores imobiliários conhecerem o grande potencial dos parques tecnológicos” afirma.

Conheça os documentos. Durante a vigência da consulta pública, as sugestões e solicitações de esclarecimentos devem ser encaminhadas por email para concorrencia@bhtec.org.br.

Para participar da audiência pública, que ocorrerá no BH-Tec, em 23 de agosto, a partir das 11h, é necessário confirmar presença até o dia anterior pelo telefone 3401-1000 ou pelo e-mail concorrencia@bhtec.org.br.

Assessoria de Comunicação do BH-Tec