Arte e Cultura

Centro Cultural expõe esculturas em cerâmica, pinturas e oratórios de Hélio Siqueira

Peça São Sebastião

O Centro Cultural UFMG abriga, a partir desta sexta, 12, e até 2 de outubro, a exposição Uma questão de fé!, de Hélio Siqueira, com curadoria de Rodrigo Vivas. A mostra, com entrada franca, é constituída de esculturas em cerâmica, oratórios e pinturas.

Segundo Vivas, Siqueira desconstrói as polarizações mais comuns existentes na prática artística e retira da cerâmica seu tradicional caráter utilitário. A mostra contém peças de grandes dimensões que, na percepção do curador, exigem o olhar atento. “Essas obras têm valor em si pela capacidade comunicacional, como também remetem a um universo da história dos santos. Um universo incompleto e por vezes incomunicável, como o que caracteriza a experiência religiosa”, escreve o curador, em sua apresentação da exposição.

Nascido em Ouro Fino (MG), em 1950, Siqueira vive em Uberaba desde 1969. Depois de alguns prêmios, ampliou seus conhecimentos em oficinas do Festival de Inverno da UFMG. Foi aluno de artistas como Marisa Trancoso, Álvaro Apocalipse, Amílcar de Castro, Iara Tupinambá, Frans Krajcberg e Adel Souki. Participou de inúmeras exposições coletivas no Brasil e no exterior e mereceu textos críticos de Alberto Beutenmüler e Ronald Politom, entre outros.

Hélio Siqueira é formado em Letras pela Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino, de Uberaba, e em Ação Cultural pela Escola de Comunicação e Artes da USP, em 1987. Foi professor de desenho e pintura da Universidade Federal de Uberlândia e hoje é agente de projetos culturais da Fundação Cultural e coordenador do Museu de Arte Sacra de Uberaba.

A exposição Uma questão de fé! pode ser visitada de terça a sexta, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. O Centro Cultural UFMG fica na Avenida Santos Dumont, 174, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8290.

Hélio Siqueira: cerâmica sem função utilitária
Hélio Siqueira: cerâmica sem função utilitária Foto: Divulgação

Com Assessoria de Comunicação do Centro Cultural UFMG