Coberturas especiais

Face sedia seminário sobre experiência de mulheres na diplomacia

Cônsules de quatro países compõem a mesa-redonda do evento promovido em parceria com o escritório diplomático dos EUA em BH

Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil
Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil Wilson Dias / Agência Brasil / Fotos Públicas

Nesta segunda-feira, 12, o auditório 3 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) vai sediar o seminário internacional Mulheres na diplomacia: desafios e sucesso, do qual participam quatro cônsules estrangeiras que atuam no Brasil: Aurora Russi (Itália), Joana Pinto Caliço (Portugal), Maria Ximena Alvarez (Uruguai) e Rita Rico (Estados Unidos).

Promovido pela Diretoria de Relações Internacionais da UFMG em parceria com o escritório diplomático dos Estados Unidos em Belo Horizonte, o evento é aberto ao público e não demanda inscrição prévia. Os debates da mesa-redonda, que começa às 14h, serão em português. O professor Klaus Guimarães Dalgaard, do Departamento de Ciência Política Fafich, fará a moderação.

As quatro cônsules que participam do evento são diplomatas de carreira.  Elas vão discorrer sobre suas trajetórias profissionais e discutir o espaço ocupado pela mulher no campo das relações internacionais. A organização do evento parte da percepção de que, no país, a participação das mulheres na carreira diplomática ainda é pequena.

Durante o evento, o público poderá fazer perguntas e interagir com as diplomatas. A Face fica no campus Pampulha.