CTVacinas recebe visita de diplomatas e pesquisador argentino

Encontro ocorrido nesta terça é desdobramento da cooperação iniciada em 2018 com a Universidade de Cuyo Mendoza

Representantes diplomáticos e pesquisador argentinos em conversa com pesquisadores do CTVacinas Foto: CTVacinas UFMG

O CTVacinas da UFMG, sediado no BH-TEC, recebeu nesta terça-feira, 20 de setembro, a visita de comitiva argentina formada pelo cônsul-geral do país em Belo Horizonte, Santiago Muñoz Martinez, pelo cônsul adjunto, Ivan Lopez Carlevaro, e pelo pesquisador Diego Cargnelutti, da Universidade de Cuyo Mendoza. Os três foram recebidos pela professora Santuza Teixeira, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e pesquisadora do CTVacinas, e por outros integrantes da equipe responsável pelos estudos e desenvolvimento da vacina SpiN-TEC contra a covid-19.

A visita é desdobramento de parceria entre a UFMG e a Universidade de Cuyo Mendoza, iniciada em 2018, com o apoio da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), entidade que congrega 41 universidades sul-americanas, atualmente presidida pela reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida.

Leishmaniose
Por meio da parceria, o CTVacinas e o pesquisador Diego Cargnelutti, da universidade argentina, têm trabalhado no desenvolvimento de nova vacina para a leishmaniose. Na reunião dessa terça-feira, os pesquisadores discutiram a ampliação da parceria entre as duas instituições, a fim de contemplar outras áreas em que haja afinidade de objetivos de pesquisa. Uma das possibilidades discutidas foi o uso da vacina Leish-Tec, também desenvolvida no CTVacinas, para combater a expansão da leishmaniose visceral – doença grave que acomete cães – no país vizinho.

Os representantes da Argentina, Santiago Muñoz Martinez e Ivan Lopez Carlevaro, também se comprometeram a buscar mais apoios para fomentar a parceria entre as universidades.