Desafios do retorno presencial serão discutidos em seminário

On-line, evento será realizado nesta quarta-feira, dia 22

Estudantes no campus Saúde após o retorno presencial das atividades acadêmicas
Estudantes no campus Saúde após o retorno presencial das atividades acadêmicas Foca Lisboa | UFMG

Por que a retomada do ensino presencial em 2022 não pode ser o mesmo ensino de 2019? Essa pergunta norteará o seminário especial integração docente que será realizado nesta quarta-feira, dia 22, a partir das 14h, com transmissão pelo Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) no YouTube e tradução para Libras.

O objetivo do evento é compartilhar com a comunidade acadêmica reflexões, conhecimento e possibilidades de interação no âmbito da retomada do ensino presencial, com vistas a superar desafios enfrentados nos processos de ensino-aprendizagem.

O seminário reunirá o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, os professores Conceição Claret Travalha, da Faculdade de Educação, Pedro Henrique Pereira, da Escola de Engenharia,  Antônio Lincoln Campos de Andrade, da Escola de Música, e uma estudante convidada. A mediação será feita pelo servidor técnico-administrativo Paulo Mariano, da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), da Pró-reitoria de Graduação.

Impactos não conhecidos
Esse evento é promovido no contexto da retomada plena do ensino presencial (2022/1), configurando uma situação diferente do que era o ensino presencial até a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e Híbrido Emergencial (EHE), que prevaleceram durante os dois últimos anos em decorrência da pandemia. Um percentual significativo de estudantes está participando de atividades presenciais na Universidade pela primeira vez.

“Apesar de planejadas coletivamente, as transições para o ERE e EHE foram realizadas de forma emergencial, e ainda não conhecemos seus impactos – positivos ou negativos – no processo de formação de cada estudante nos 91 cursos de graduação da UFMG”, afirma o professor Bruno Teixeira, pró-reitor de Graduação.

Nesse cenário, a experiência de retomada do presencial constitui fenômeno inédito e tem demandado, dos professores, sensibilidade para reorientar o plano de ensino ao longo do período letivo. A interação presencial na Universidade tem ocorrido em uma circunstância que exige novos modos de convivência, reorganização dos tempos e espaços de estudos, trabalho e vida. A professora Maria José Flores, pró-reitora adjunta de Graduação, reforça que “é importante refletir e construir possibilidades sobre as relações de ensino-aprendizagem nesse contexto e como são enfrentados os desafios emergentes".

O evento será gravado e ficará disponível na plataforma YouTube e no site da Prograd.

Com Assessoria de Comunicação da Prograd