Notícias Externas

Dia do Patrimônio Cultural 2019 celebra a culinária

Programação promovida pelo Iepha tem como tema Cozinha e Cultura Alimentar

Dia do Patrimônio Cultural 2019 celebra a culinária como patrimônio de um povo e sua cultura.
Dia do Patrimônio Cultural 2019 celebra a culinária como patrimônio de um povo e sua cultura. Divulgação

No dia 17 de agosto é comemorado o Dia do Patrimônio Cultural, que é todo patrimônio que fala da nossa identidade, memória e está relacionado ao desenvolvimento socioeconômico do nosso país. Nesta semana, o Iepha, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, vai realizar uma série de atividades no Circuito Liberdade, com o tema 'Cozinha e Cultura Alimentar'. Afinal, e a cozinha um local repleto de memórias, sentidos, histórias e referências dos povos e de sua cultura. O evento vai de hoje até o domingo, dia 18 de agosto, e reúne pesquisadores do Brasil, Portugal, Colômbia e Chile, além de oferecer oficinas, feiras, intervenções urbanas e exposição de fotografias. Os bares e restaurantes da capital também vão participar por meio do circuito gastronômico. 

A presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo, conversou com o programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 13.

Ouça a conversa com Luiza Glória

O Dia do Patrimônio Cultural 2019, com tema Cozinha e Cultura Alimentar, vai até o domingo, 18, e oferece exposições, oficinas, feiras e rodas de conversa. As atividades vão ser realizadas no Circuito Liberdade, na Praça da Liberdade. A programação completa e mais informações você pode acessar no site iepha.mg.gov.br. Para participar das oficinas, rodas de conversa e demais atividades, os interessados devem se inscrever pelo sympla.com.br/diadopatrimonio.

Alguns destaques da programação são:

Na quarta, 14, a edição do Transversalidades, do Programa CCBB Educativo, apresenta o curso “Uma história contemporânea do gosto como expressão de memória e patrimônio alimentar”, com a historiadora da alimentação, doutoranda em História pela Universidade de Évora, Carolina Figueira. Ela fará uma análise sobre como a construção histórica do gosto alimentar aponta importantes caminhos para se pensar manifestações culturais e sociais. Local: CCBB – BH - Praça da Liberdade, 450, Funcionários;

No sábado,17, o Espaço do Conhecimento UFMG participa da semana com a atividade 'Quem sou eu? O patrimônio é você!'. A ação é um jogo que foca nas comidas e no modo de preparo dos pratos em Minas. Na brincadeira, os visitantes assumem o papel desses elementos, que fazem parte da história e da identificação do estado pelo Brasil. A atividade é gratuita, tem classificação livre e começa às 14h. 

A programação completa está disponível em iepha.mg.gov.br.

Produção: Rodolfo Morais, sob orientação de Luíza Glória