Pesquisa e Inovação

Diverso UFMG realizará diagnóstico das violências contra pessoas LGBTQIA+

Levantamento pretende alcançar residentes na RMBH com mais de 18 anos

III Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero realizado pelo Diverso UFMG - Núcleo Jurídico de Diversidade Sexual e de Gênero
Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero realizado pelo Diverso UFMG Gabriela Rubal

O Diverso UFMG – Núcleo Jurídico de Diversidade Sexual e de Gênero iniciou pesquisa para mapear as violências sofridas por pessoas da comunidade LGBTQIA+ que têm mais de 18 anos e moram na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é aprimorar os dados sobre essas ocorrências para qualificar o debate público baseado em evidências e subsidiar políticas mais assertivas destinadas a esse público. O Brasil lidera o ranking mundial de violências notificadas contra pessoas LGBTQIA+.

O projeto vai reunir dados sobre o perfil socioeconômico dessa população, a prevalência de violências físicas, sexuais e psicológicas em espaços públicos e privados, além de outros tipos de discriminação no trabalho e no acesso à moradia, à saúde e ao atendimento policial.

A iniciativa será dividida em duas etapas. Na primeira, pessoas interessadas vão responder a um questionário on-line. Na segunda, a equipe do Diverso UFMG fará entrevistas com alguns dos participantes da primeira fase. O anonimato é garantido nas duas fases da pesquisa.

Outras informações podem ser encontradas no site do Diverso UFMG, no Instagram do projeto ou solicitadas pelo e-mail observatoriolgbtufmg@gmail.com.