Lazer e esporte

Em livro, professores da UFMG abordam alto rendimento no esporte paralímpico

Obra introduz o leitor no universo da gestão, do treinamento e dos cuidados de saúde com os atletas

Andressa da Silva de Mello e Marco Túlio de Mello, professores da EEFFTO/UFMG.
Andressa Mello e Marco Túlio de Mello, organizadores: profissionais e pesquisadores compartilham conhecimentosArquivo pessoal

Os professores Andressa da Silva de Mello e Marco Túlio de Mello, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), acabam de lançar o livro Esporte paralímpico – da organização ao alto rendimento, publicado pela Editora dos Editores. A obra traz abordagem multidisciplinar que engloba desde o treinamento até a promoção da saúde nas diversas modalidades paralímpicas. É direcionada à formação de profissionais de educação física, fisioterapia, nutrição, psicologia, medicina e gestão no esporte.

Andressa é coordenadora do Projeto Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: formação de atletas, de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisa; Marco Túlio de Mello é o coordenador científico do Projeto Esporte Paralímpico, do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG.

Cerca de 60 pesquisadores e profissionais ligados ao esporte paralímpico nacional compartilham seus conhecimentos nesse livro, que introduz o leitor no universo da gestão do esporte paralímpico, do treinamento esportivo e dos cuidados de saúde com os atletas.

Experiência acumulada
A publicação, dividida em 18 capítulos, é resultado da experiência de 26 anos dos organizadores com equipes multidisciplinares das áreas de educação física, fisioterapia, medicina, psicologia, nutrição e gestão. "Constatamos, ao longo dos anos, que essa atuação transdisciplinar possibilita alcançar resultados que, certamente, não seriam possíveis por meio de trabalhos individuais”, explicam os autores na publicação.

Esporte paralímpico – da organização ao alto rendimento foi lançado na semana passada em live conduzida pelo divulgador científico Luiz Prota. O evento de lançamento está gravado no Canal do Editor, no YouTube, e o livro pode ser adquirido no site da editora.

Com Assessoria de Comunicação da EEFFTO