Arte e Cultura

Em livro, Rafael Conde discute a 'essência do cinema' no encontro entre o ator e a câmera

Obra conjuga a experiência teórica e prática do cineasta e professor da EBA

Conde:
Rafael Conde: aproximações entre teatro e cinemaRaphaella Dias / UFMG

O cineasta e professor da Escola de Belas Artes Rafael Conde lança neste sábado, 31 de agosto, o livro O ator e a câmera: investigações sobre o encontro no jogo do filme. A obra, que é fruto de tese de doutorado defendida na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), une a experiência teórica e prática do autor no campo da realização fílmica e na relação entre a atuação e o registro. Tema de matéria publicada na edição 2.070 do Boletim UFMG, a obra é destinada a cineastas, atores e demais interessados na sétima arte.

Para Rafael Conde, o encontro entre o ator e a câmera é a essência do cinema, diferentemente do que costuma ser ensinado nas escolas, onde roteiro, montagem e autoria entram em disputa por essa primazia. Assim, o livro investiga a realização do filme operada pelos modos particulares como cada encenador fragmenta, monta e lida com a repetição e o acúmulo de cenas. As aproximações e os atritos entre o teatro e cinema são abordados por meio de conceitos como presença, rastro e espaço, que lembram a origem híbrida da encenação no filme. Esses conceitos servem para testar o ator como elo principal dessas duas práticas.

Quixotesca invenção
Autora do prefácio, a atriz e diretora Yara de Novaes, de reconhecida atuação nos palcos, destaca que Conde, ao falar do cinema, recorre ao que considera a dimensão "mais potente” do fazer teatral: “o momento efêmero do encontro de sujeitos criadores em busca de sua quixotesca invenção; artistas no encalço da significância da arte”.

A sessão de autógrafos do livro, publicado pela Editora UFMG, ocorre na Livraria Scriptum (Rua Fernandes Tourinho, 99, Savassi), a partir das 11h30. O preço de capa é R$ 54.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Editora UFMG