Pesquisa e Inovação

Empresas juniores encontram soluções para dificuldades durante a pandemia

Crise sanitária e econômica levou as empresas a desenvolver estratégias para continuar oferecendo seus serviços, mostra reportagem da TV UFMG

As empresas juniores, formadas por alunos da graduação, têm o objetivo principal de fomentar o aprendizado prático do estudante em sua área de atuação, sem fins lucrativos. Na UFMG, existem mais de 20 empresas registradas nas mais diversas áreas.

A crise econômica causada pela pandemia afetou empresas de todos os setores no mundo todo, forçou transformações e adaptou seu funcionamento para um novo regime de trabalho. Com as empresas juniores universitárias, não foi diferente. A TV UFMG conversou com os representantes de três EJs da Universidade, que nos deram um panorama de como foi o processo de adaptação do início da pandemia até os dias atuais. 

A presidente da VET Jr., Lara Soares, conta que, antes da pandemia, a empresa do ramo da Medicina Veterinária, que só conseguia oferecer serviços para a região metropolitana de Belo Horizonte e dependia de visitas técnicas presenciais, agora planeja e oferece novos serviços de forma 100% on-line e para todo o Brasil. 

O mesmo cenário é apresentado pela UCJ Consultoria, empresa de administração e finanças, que hoje consegue oferecer e executar para todo o país seus serviços de planos de negócio e de estratégia.

O presidente da EMAS Jr., Matheus Murta, relata que, com o aumento da produção de lixo na área da saúde, aumentaram as vendas do serviço de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde oferecido pela empresa. Saiba mais no vídeo.


Equipe: Bruna Gomes (produção), Otávio Zonatto (edição de imagens), Renata Valentim e Flávia Moraes (edição de conteúdo)