Escola de férias em estudos brasileiros começa nesta segunda

Atividade, que vai até o dia 28, busca favorecer a ambientação de estudantes estrangeiros no país e na UFMG

Estudantes intercambistas em atividade de recepção na UFMG:
Estudantes de diversos países em atividade na UFMG: curso oferecerá um panorama do Brasil em múltiplas áreasLucas Braga | UFMG

De 17 a 28 de julho, será realizada a sexta edição do UFMG Summer School on Brazilian Studies, curso de férias em estudos brasileiros.

A abertura será às 18h da segunda-feira, no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face). Uma aula magna, aberta ao público, será ministrada pelo professor Mário Campos, do Departamento de Ciência da Computação.

Pró-reitor de Pesquisa na gestão 2018-2022, o docente falará sobre algumas das principais investigações científicas desenvolvidas na UFMG. Também estão programadas visitas ao museu de Inhotim e à cidade histórica de Tiradentes, bem como a exibição de um filme brasileiro.

Acolhimento
Como esclarece o diretor de Relações Internacionais, Aziz Saliba, o curso é uma iniciativa destinada a acolher discentes estrangeiros que não dominam a língua portuguesa. Haverá palestras sobre história, geografia, economia, ordenamento jurídico, cultura e outros aspectos da vida no Brasil.

“Inicialmente, o curso foi concebido como mecanismo de compensação para nossas instituições parceiras. Temos um considerável déficit decorrente da dificuldade de nossos parceiros em encontrar alunos proficientes em português interessados em passar um semestre no Brasil”, argumenta o professor.

Ainda segundo Saliba, o Summer School on Brazilian Studies funciona como um instrumento de promoção da UFMG. “Fazemos maciça divulgação entre as mais de 450 instituições parceiras e recebemos avaliações altamente favoráveis sobre nossos professores e a infraestrutura da Universidade”, comenta.

Participarão estudantes oriundos de 25 instituições, sediadas em 15 países. “Trata-se também de uma oportunidade de interação e formação de rede. Nossa principal expectativa é que os discentes desta edição tenham também o entusiasmo e a percepção positiva demonstradas nos anos anteriores”, projeta Aziz Saliba.