Notícias Externas

Especialistas repercutem pedido de prisão contra ex-presidente Lula

Após a decisão, a ex-presidente Dilma Rousseff decidiu transferir seu domicílio eleitoral para MG; esse é o tema da coluna de Política

Ex-presidente Lula em caravana pelo Sul do país
Ex-presidente Lula em caravana pelo Sul do país Ricardo Stuckert | Instituto Lula

A determinação do juiz Sérgio Moro surpreendeu até mesmo a defesa do ex-presidente Lula na tarde de ontem. E mesmo com o mandado, segundo informações do jornal Folha de São Paulo, o petista não irá se entregar hoje. A expectativa era a de que fosse aguardado o julgamento do último recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF 4), o que deveria ocorrer só na semana que vem. 

Mas um ofício enviado a Moro informou que não havia impedimento legal para fazer o pedido de prisão. Além do recurso no STJ, a defesa do ex-presidente chegou a apresentar uma solicitação de medida cautelar junto ao Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, com pedido de liminar para evitar a prisão até o julgamento de todos os recursos.

Especialistas ouvidos pela reportagem da UFMG Educativa fazem uma avaliação do mandado e dos possíveis desdobramentos da decisão para o país nos próximos meses. 

ouca-a-reportagem-de-larissa-arantes-06-04-2018.mp3

​Após o anúncio da prisão de Lula, a ex-presidente Dilma Rousseff decidiu transferir seu domicílio eleitoral para Minas Gerais. Nascida em Belo Horizonte, a petista votava em Porto Alegre, onde participou de governos do PT e PDT. Com isso, Dilma pode se tornar a candidata do PT ao Senado, na chapa do governador Fernando Pimentel. Neste ano, os eleitores devem escolher dois senadores. Esse é um dos temas da coluna de Política com o cientista político Felipe Nunes desta sexta-feira (6). 

ouca-a-conversa-com-vinicius-luiz-06-04-2018.mp3