Pesquisa e Inovação

Estudo coleta dados para investigar sintomas de ansiedade e depressão em graduandos

Pesquisa conta com a participação de oito universidades públicas de Minas Gerais

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da UFMG estão coletando dados para a pesquisa Sintomas de transtorno de ansiedade e depressão entre estudantes de Minas Gerais: estudo multicêntrico (PADu) que, além da UFMG, conta com mais sete instituições públicas de ensino superior de Minas Gerais. O objetivo é que as universidades envolvidas tenham informações para a estruturação de políticas específicas de acolhimento, prevenção e promoção da saúde mental.

O estudo está coletando informações de graduandos de todos os cursos e áreas do conhecimento, para uma análise que identifique os fatores associados à recorrência dos transtornos. “Por isso a importância de obter o maior número possível de respondentes de todos os cursos, para que essa amostra seja representativa da situação dos alunos da UFMG e das demais universidades participantes”, explica a professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da UFMG, que coordena a iniciativa.

O questionário da pesquisa está disponível em linktr.ee/padufederais. Todos os dados serão mantidos em sigilo.

O estudo conta com a participação de mais sete universidades do estado: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Equipe: Vitória Fonseca (produção); Marcia Botelho (edição de imagens); Renata Valentim (edição de conteúdo)