Pesquisa e Inovação

Fechamento dos Restaurantes Universitários na pandemia afeta agricultores familiares

Agricultor relata desafios sobre a diminuição de fornecimento

A agricultura familiar é uma forma de produção na qual o cultivo de alimentos  ocorre em pequenas propriedades de terra, administradas pelas famílias dos produtores. No Brasil, a agricultura familiar atua na produção de alimentos múltiplos e tem papel fundamental na subsistência do produtor rural, além de respeitar o solo e o ecossistema. Em solos brasileiros, a atividade envolve aproximadamente 4,4 milhões de famílias e é responsável por gerar renda para 70% dos brasileiros no campo, segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Segundo o professor Divino Lopes, do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem, um dos fatores que afetou a agricultura familiar foi o necessário cancelamento das aulas nas escolas públicas. “O orçamento do programa nacional de alimentação escolar prevê que 30% do valor que é repassado aos estados e aos municípios sejam destinados à compra de produtos justamente da agricultura familiar. Com o cancelamento das aulas, a compra desses produtos foi sacrificada, porque são produtos perecíveis, que precisam ser utilizados com certa agilidade”, afirma o professor.

Desde 2016, os Restaurantes Universitários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) são abastecidos por alimentos da agricultura familiar. Porém, com o avanço da pandemia da covid-19, muitas unidades precisaram ser fechadas para evitar a proliferação do vírus. Segundo dados apresentados pela assessoria da Fundação Mendes Pimentel (Fump), em 2019, a média mensal de atendimentos dos RUs (ICA, RU Campus Saúde, Setorial 1, Setorial 2) nos três serviços ofertados (café da manhã, almoço e jantar) era de  201.345 pessoas. Atualmente, este número caiu para 20.556.

A queda do público causou a queda de fornecimento. Em média, a quantidade mensal de alimentos que eram fornecidos pela agricultura familiar antes da pandemia para todos os RUs, ficava em torno de 51.060 kg (referente ao mês de junho de 2019), quantidade utilizada na preparação de café da manhã, almoço e jantar. Atualmente, somente os RUs de Montes Claros (ICA) e do campus Saúde (RUCS) estão funcionando, servindo apenas o café da manhã e o almoço. A média mensal de hortifrutis fornecidos pela agricultura familiar está em torno de 4.412 kg.

Em Belo Horizonte, a cooperativa de agricultores que fornece os hortifrutis para os Restaurantes Universitários de Belo Horizonte é a Comale Alimentos. Em Montes Claros, o fornecimento parte da Associação dos Produtores Unidos pela Agricultura Familiar. Os agricultores das cooperativas precisaram se reinventar. Segundo José Ferreira, integrante da Comale, mais de 90% da sua produção é destinada aos ambientes escolares, incluindo a UFMG. “Com a chegada da pandemia, as escolas param de pegar, e foi muito difícil” afirma o agricultor. Ainda segundo ele, o que ajudou neste período foi a feira realizada entre os agricultores para a venda dos seus produtos e as entregas na região metropolitana.

Há esperança de que, nos próximos meses, com o avanço da vacinação no Brasil e a volta parcial das atividades nas escolas, universidades e feiras livres nas cidades brasileiras, a agricultura familiar retome os níveis de comercialização. “A expectativa é boa. Passando a pandemia e as escolas voltando a funcionar normalmente, as vendas vão poder voltar normalmente, pra gente superar esse momento difícil”, ressalta José Ferreira.

Equipe: Miryam Cruz (produção e reportagem); Márcia Botelho (edição de imagens); Ruleandson do Carmo (edição de conteúdo)