Extensão

Curso sobre ensino de gramática com foco na semântica recebe inscrições até fevereiro

Um dos objetivos da formação é aproximar o conhecimento produzido nas universidade da prática na educação básica

A Faculdade de Letras (Fale) da UFMG vai promover, no período de 11 de março a 24 de junho de 2022, o curso de extensão Ensino de gramática: reflexões semânticas. Com aulas on-line e encontros síncronos às sextas-feiras, das 15h30 às 17h, o curso oferece 100 vagas, preferencialmente para professores de língua portuguesa e estudantes de Letras. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até 25 de fevereiro de 2022.

A formação visa proporcionar um olhar crítico sobre as práticas de ensino de gramática e base teórica para compreensão da importância da semântica no ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Outro objetivo é estabelecer um elo entre a educação básica e a educação superior, de maneira que o conhecimento produzido nas universidades esteja ao alcance do professor e possa contribuir para tornar sua prática na escola mais atual, científica e, consequentemente, mais interessante e produtiva.

Coordenada na UFMG pela professora Fernanda Rosa, da Fale, a iniciativa é do grupo de pesquisa Semântica e Ensino, conduzido pelas professoras Ana Lúcia de Paula Müller, da USP, e Nize Paraguassu Martins, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Professores e programa

O curso será ministrado pelos professores Ana Paula Quadros Gomes (UFRJ), André Vinícius Lopes Coneglian (UFMG), Carolina Tomasi (USP), Lara Frutos González (Unioeste), Letícia Lucinda Meirelles (UFMG), Lidia Lima da Silva (Unilab), Lucas Takeo Shimoda (USP), Luciana Aparecida Paraguassu Amaral (USP), Luciana Sanchez Mendes (UFF), Luiz Fernando Ferreira (UFRJ), Maria Eugênia Martins Barcellos (USP), Nize Paraguassú Martins (Uespi); Roberlei Alves Bertucci (UTFPR), Rivanildo da Silva Borges (IFPI) e Rodrigo Aparecido Souza (USP).

O programa da formação inclui a semântica no domínio nominal, a semântica e os modificadores, a semântica e o sintagma verbal, a semântica para além da sentença,. a semântica e os materiais didáticos.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: fernandarosa2006@yahoo.com.br.

Com Assessoria de Imprensa da UFMG