Pesquisa e Inovação

Livro aborda escuta em audiências socioeducativas

Obra é resultado de tese defendida no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Direito

Reprodução
Reprodução

Nesta sexta-feira, 23, o pesquisador em Direito Eder Fernandes Santana lança o livro Minha vida estava em jogo...: Paisagem testemunhal de escuta e voz nua em audiência socioeducativa, que foi escrito com base em sua tese de doutorado em Direito e Justiça, defendida, neste ano, no Programa de Pós-graduação em Direito. Orientado pela professora Mônica Sette Lopes, ele analisou audiências com adolescentes acusados de praticar atos infracionais. O lançamento será às 19h, na Livraria D’Plácido, no bairro Funcionários.

O livro constrói, em uma investigação filosófica, questões-respostas sobre a escuta e a voz em audiências socioeducativas. Santana acompanhou 103 audiências socioeducativas com adolescentes acusados de cometer atos infracionais, no Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional de Belo Horizonte (Cia-BH). 

'Voz nua'
O pesquisador percebeu que a escuta se dá por meio de uma "decifração" dos autos, prevalecendo o que está escrito em detrimento dos depoimentos dos jovens, resultando no que chama de produção de uma “voz nua”. O trabalho foi construído por meio da articulação de conceitos e referências do Direito, da Filosofia, da Teoria Literária e da Psicanálise.

Durante o lançamento, haverá apresentação da obra e debate com o público. A Livraria D’Plácido fica na Avenida Brasil, 1.843, Funcionários. A entrada é franca.