Extensão

Em tempos de pandemia, meditação é aliada da saúde mental

Projeto Kundalini oferece aulas virtuais semanais

Vivendo no país que, há quatro anos, lidera, segundo a OMS, o ranking de casos de ansiedade, o brasileiro tem o desafio de buscar formas de aquietar a mente e o corpo durante a crise desencadeada pela covid-19. Nesse cenário, muitas pessoas passaram a recorrer a práticas recomendadas por especialistas em saúde para melhorar o bem-estar mental, como a meditação, prática oriental milenar que auxilia o autoconhecimento e o controle emocional. 

Um dos projetos desenvolvidos na UFMG focado na meditação é o Kundalini. A iniciativa é da Escola de Veterinária da UFMG, e uma das pessoas que recorrem à prática na Unidade é a professora Alaíde Gomes. Desde 2019, ela faz yoga e meditação por meio do projeto Kundalini.

A professora sente no corpo e na mente os benefícios da meditação e avalia que as sessões lhe proporcionaram mais confiança e tranquilidade. Para o médico, neuropsicólogo e professor aposentado da UFMG Ramon Cosenza, essa percepção de melhoria na qualidade de vida das pessoas que praticam a meditação é comum. No vídeo da TV UFMG, ele relata as mudanças psíquicas observadas após o início da prática.

Instrutora do projeto Kundalini, a psiquiatra Renata Queiroz é professora de yoga e realiza meditações guiadas no YouTube. Segundo ela, o projeto tem estimulado muitas pessoas a meditar em casa. 

Aulas virtuais
As aulas são semanais e realizadas virtualmente. Podem participar estudantes e servidores da UFMG e a comunidade externa. Aos alunos assistidos pela UFMG, por meio da  Fundação Mendes Pimentel (Fump), são reservados 10% das vagas. A mensalidade custa R$ 40.

Mais informações podem ser encontradas no Instagram ou solicitadas pelo e-mail kyufmg@gmail.com.

Equipe: Bruna Gomes e Luiza Galvão (produção), Otávio Zonato (edição de imagens), Ruleandson do Carmo, Jessika Viveiros e Renata Valentim (edição de conteúdo)