Pessoas

Moradia 3, no Ouro Preto, recebe primeiros residentes

São 153 estudantes classificados como nível 1; TV UFMG acompanhou a chegada do grupo

A Moradia Universitária Ouro Preto 3 recebeu, neste mês, seus primeiros residentes. Ao todo, 153 estudantes classificados socioeconomicamente como nível 1 pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), responsável pela gestão do Programa de Moradias da UFMG, pegaram as chaves durante a recepção realizada no último sábado, dia 10. Foi o maior contingente de residentes recebidos por uma moradia da UFMG de uma só vez. 

A TV UFMG acompanhou os moradores desde a entrega das chaves até o momento em que conheceram seus apartamentos. 

O estudante de Pedagogia Lyndon Johnson Matos Júnior alugava um quarto em uma casa próxima à Universidade e afirma que a existência de espaços coletivos e o convívio com outros estudantes contribuirão para sua saúde mental. 

Além da socialização com outros discentes, a moradia universitária representa a oportunidade de realizar diversas atividades,como a capoeira, alvo de interesse de João Pedro Martins, do curso de Engenharia Elétrica. Natural de Francisco Badaró, no Vale do Jequitinhonha, Maira Gabrielle Santos, matriculada no curso de Engenharia Civil, está há três meses em Belo Horizonte e passou por diversas residências até chegar à moradia.

Luiz Alberto Dumont, que cursa Letras, alugava um quarto no bairro Sagrada Família, na casa de uma conhecida da avó. Para ele, a vaga na moradia representa economia financeira, pois o auxílio que recebia da Universidade não cobria o valor do aluguel, e de tempo, já que poderá usar as quase duas horas gastas por dia no trajeto de ida e volta da UFMG para estudar ou descansar.

Vagas
A nova moradia universitária possui 386 vagas, distribuídas em 45 apartamentos, espalhados em três blocos. Cada uma das unidades tem quartos individuais, sala, cozinha, banheiros e área de serviço. O complexo conta com instalações acessíveis para pessoas com dificuldades de locomoção e sistemas de aquecimento por energia solar e de aproveitamento da água da chuva. 

Moradia Universitária 3 proporcionou um incremento de 66% na oferta do Programa de Moradias da UFMG em Belo Horizonte, que agora totaliza 1.018 vagas. Assista também ao vídeo produzido pela TV UFMG por ocasião de sua inauguração, em março deste ano. 

Ficha técnica

Entrevistados: Cristine Sarina Gomes (estudante Biomedicina) Luiz Alberto Dumont, (Letras), Lyndon Johnson Matos Jr (Pedagogia), João Pedro Martins (Engenharia Elétrica) e Maira Gabrielle Santos (Engenharia Civil)
Produção e reportagem: Jessika Viveiros
Imagens: Antônio Soares
Edição de imagens: Otávio Zonatto