Mostra Sua UFMG lança série de videocasts sobre os cursos de graduação

Cerca de 30 episódios serão produzidos por equipe de profissionais do Cedecom e estudantes

Nísio, Vanessa, Paulo e Bruno durante a gravação do primeiro episódio da série
Nísio, Vanessa, Paulo e Bruno durante a gravação do primeiro episódio da série Foto: Arquivo Mostra Sua UFMG

Uma nuvem de incerteza paira sobre a cabeça dos egressos do ensino médio antes de escolher um curso superior. Para ajudar a dissipá-la, a UFMG lançou o projeto Mostracast, série de videocasts com dicas sobre o funcionamento dos seus cursos de graduação que começou a ser exibida nesta terça-feira, dia 7. O projeto, uma das novidades da edição 2023 da Mostra Sua UFMG, é uma parceria entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e o Centro de Comunicação (Cedecom).

Realizada desde 2004, a Mostra Sua UFMG – antiga Mostra de Profissões – é um evento anual de apresentação dos cursos de graduação da Universidade para estudantes e egressos do ensino médio e comunidades escolares. Até 2019, foi realizada em formato presencial e chegou a reunir até cerca de 30 mil pessoas no campus Pampulha.

Em razão da pandemia de covid-19, o evento não foi realizado em 2020 e ocorreu em formato virtual nos últimos dois anos. Em 2023, adotará formato híbrido, com realização presencial em 20 de maio, precedida de interações por meio do site da Mostra e das redes sociais. Esses canais vão exibir vídeos, motion graphics e passeios aéreos sobre os campi e oferecer informações sobre as oportunidades abertas pela UFMG, além dos próprios videocasts.

‘Mostrar a Universidade’
O formato de videocast tem raízes em uma mistura das produções audiovisuais tradicionais com as inovações propiciadas pelos atuais podcasts. Denominado Video on demand cast, esse modelo incorpora a dimensão visual, tendo em vista que cerca de 90% das informações processadas pelo cérebro são visuais.

De acordo com a pró-reitora adjunta de Graduação, Maria José Flores, os videocasts são parte essencial de uma estratégia que busca “mostrar a Universidade” a seus vários públicos com maior eficácia e acessibilidade. “Precisamos desenvolver uma comunicação mais próxima e efetiva com os estudantes, com base nos relatos de quem vivencia a UFMG permanentemente”, ressalta.

Maria Flores acredita que os videocasts promoverão uma aproximação dos estudantes com a realidade dos cursos antes do evento presencial do dia 20 de maio, quando  eles poderão conversar pessoalmente com os professores e alunos dos cursos, participar de oficinas, das salas interativas e das palestras.

O episódio de estreia, gravado no mês passado, reuniu os professores Nísio Teixeira, Pablo Fernandes e Vanessa Veiga em um bate-papo descontraído sobre os cursos da área de comunicação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas). A mediação ficou a cargo de Bruno Ihara, produtor de conteúdo do Cedecom. Ao todo, cerca de 30 episódios cobrirão os 91 cursos de graduação oferecidos pela Universidade. As mesas serão organizadas de forma a possibilitar discussão transversal entre os docentes convidados. Os videocasts ficarão disponíveis no canal da TV UFMG no Youtube.

Um ou dois episódios são gravados por semana no estúdio da TV UFMG. Cada videocast aborda um conjunto de cursos com afinidades acadêmicas entre si. Com previsão de término em meados de maio, a série focalizará, em seus próximos episódios, os cursos da área de Ciência da Informação (Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia), da EEFFTO (Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e uma primeira leva de graduações sediadas no ICEx (Matemática, Matemática Computacional e Estatística).

Os videocasts são produzidos por equipe de profissionais do Cedecom, entre
produtores de conteúdo e técnicos da Rádio UFMG Educativa, da TV UFMG e do
Núcleo de Redes Sociais, sob a coordenação da jornalista Olívia Resende. A
iniciativa conta, ainda, com a colaboração de grupo de estagiários da Mostra Sua
UFMG, formada por nove graduandos dos cursos de Comunicação, Farmácia,
Arquitetura e Urbanismo e Cinema de Animação e Artes Digitais. Esse grupo é
coordenado pelo produtor de conteúdo audiovisual do Cedecom Atos Gabriel. “É
uma equipe muito coesa, que consegue colocar suas diferentes experiências em
favor de uma comunicação horizontal, clara e objetiva”, afirma.

João Augusto Faustino