Mostra Sua UFMG recebe estudantes do ensino médio neste sábado

Reformulado com base em pesquisa de público, evento será realizado em seis prédios do campus

Estudantes secundaristas, em sala interativa, uma das atividades concorridas da Mostra Foca Lisboa/UFMG

Estudantes que visitarem a Mostra Sua UFMG neste sábado, 25, poderão conhecer, por meio das tradicionais palestras e salas interativas, os 91 cursos de graduação ofertados, as perspectivas do mercado de trabalho e as oportunidades que a Universidade oferece, como os projetos de pesquisa, de extensão, de mobilidade, as atividades esportivas, culturais e as políticas de inclusão e assistência estudantis.

“É um momento muito esperado para estender os laços com a sociedade e fortalecer o sentimento de pertencimento. Queremos que estudantes e professores venham conhecer o que a Universidade tem a oferecer”, afirma a reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

Criada em 2004, a Mostra tem como objetivo orientar os estudantes nas suas escolhas profissionais. Mas a adesão da UFMG ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e à política de cotas, associada aos novos cursos criados pelo Reuni, em 2009, mudou o perfil dos estudantes da Universidade, dada a entrada de mais ingressantes de escolas públicas, com renda familiar total inferior a cinco salários mínimos, assim como de diversas regiões do país. Esse cenário provocou transformações na Mostra para atender à expectativa dos próprios estudantes. Em anos anteriores – de 2011 a 2013 –, o evento foi virtual, retornando ao formato presencial no período de 2014 a 2017. No ano passado, a Mostra não foi realizada em razão de seu processo de reformulação.

Pesquisa de público foi realizada pela UFMG, no ano passado, para aprofundar as expectativas dos próprios estudantes em relação ao evento. (Leia mais em matéria publicada na edição 2.059 do Boletim UFMG). As palestras – com tempo de duração reduzido para 15 minutos – e as salas interativas, onde visitantes interagem com professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da UFMG, permanecem na nova configuração da Mostra. “O evento cumpre papel importante de interação da universidade com a sociedade. Além disso, contribui para a formação acadêmica e cidadã dos nossos estudantes, que são protagonistas nas salas interativas, consideradas espaço privilegiado de troca de conhecimento com a educação básica”, destaca a pró-reitora de Graduação, Benigna Oliveira.

Além das palestras e salas interativas, os visitantes poderão participar de rodas de conversa, oficinas e aulas abertas e assistir a apresentações musicais e performance, que ocorrerão em seis prédios, localizados no entorno da Praça de Serviços: os três centros de atividades didáticas (CAD 1, CAD 2 e CAD 3), a Faculdade de Ciências Econômicas, a Escola de Engenharia e o Instituto de Ciências Exatas.

Estrutura e inclusão
Na Praça de Serviços, será montado um ponto de apoio com informações sobre a estrutura oferecida, como locais de alimentação, estacionamento para os ônibus, ponto de embarque e desembarque, banheiros, atendimento médico e recepção e acompanhamento de pessoas com algum tipo de deficiência.

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) terá estandes instalados nos prédios do campus Pampulha, com monitores e intérpretes que vão oferecer suporte aos visitantes – desde a mobilidade de um prédio para outro, com um carro adaptado, até o acompanhamento no Percurso acessível pelas salas interativas.

Os restaurantes universitários estarão abertos das 11h30m às 14h, com refeições a R$ 6,50. Lanchonetes e food trucks também funcionarão. Em diversos locais do campus serão instalados banheiros químicos. Ambulância e posto de atendimento também ficarão à disposição dos visitantes.

Acesso e permanência
Também na Praça de Serviços, das 10h às 11h e das 14h às 15h, será realizada a roda de conversa Sobre entrar e viver na UFMG: tira-dúvidas interativo. O bate-papo, de jovem para jovem, tem o objetivo de mostrar os caminhos possíveis, desde a preparação para a seleção, em cursinhos populares de Belo Horizonte, até as ações de assistência à alimentação e moradia oferecidas pela UFMG, por meio da Fundação Universitária Mendes Pimentel e da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). A conversa será intermediada por estudantes da UFMG, assistidos pela Fump, e integrantes do coletivo Rede de Assistência Universitária (RAU) e do projeto de extensão PET Conexões, coordenado pela professora Lisandra Moreira, do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich).

A programação com horários e locais das palestras e atividades interativas está disponível na página da Mostra Sua UFMG no Facebook.

Teresa Sanches