Notícias Externas

Qual é a situação do Museu Nacional um ano depois do incêndio?

O 5º episódio do "Outra estação" também discute como estão as políticas para o setor museológico depois da tragédia

Imagem do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em chamas foi uma das mais marcantes de 2018
Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em chamas em setembro de 2018Tânia Rêgo I Agência Brasil


Há cerca de um ano, um incêndio de grandes proporções se alastrava pelo prédio do Museu Nacional, ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro. A instituição, que havia acabado de completar 200 anos, contava com um acervo de aproximadamente 20 milhões de peças. Entre elas, itens que jamais serão recuperados. 

Um ano depois da tragédia, o Museu Nacional ainda briga por recursos para voltar a ficar de pé. No calor das discussões, não faltaram promessas de novas políticas para o setor. Mas, na prática, será que houve avanços concretos? E como ficaram as pesquisas de mestrado e doutorado que eram desenvolvidas com o acervo do Museu? Esse é o tema do 5º episódio do programa Outra estação.

Luta pela reconstrução

Um ano depois do incêndio do Museu Nacional ainda há um longo trabalho a ser feito para recuperação dos itens encontrados
Um ano depois do incêndio do Museu Nacional ainda há um longo trabalho a ser feito para recuperação dos itens encontrados Fernando Frazão/ I Agência Brasil

O primeiro bloco do Outra estação fala sobre a situação do prédio e do acervo do Museu Nacional um ano após o incêndio. Nós conversamos com a vice-coordenadora do Núcleo de Resgate do acervo, Luciana Carvalho, que fez um balanço das coleções recuperadas e explicou quais são as próximas etapas do trabalho. Nós também conversamos com o arqueológico Walter Neves, que é considerado uma espécie de "pai" da Luzia, fóssil mais antigo das Américas.

Ouça o bloco 1 do programa

Um ano de poucos avanços

O historiador André Onofre com o fragmento de um sarcófago egípcio da coleção egípcia do Museu Mariano Procópio
O historiador André Onofre com o fragmento de um sarcófago egípcio da coleção egípcia do Museu Mariano Procópio, em Juiz de ForaArquivo Pessoal

A segunda parte do programa Outra estação fala sobre a evolução das políticas de preservação de acervos um ano após o incêndio do Museu Nacional. Nós conversamos com especialistas como o professor do Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Bruno Araújo e o professor do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas Artes da UFMG Willi de Barros. Eles fizeram uma avaliação das propostas feitas pelas gestões de Michel Temer e Jair Bolsonaro nos últimos meses.

Ainda nesta parte do programa, nós falamos com pesquisadores que estavam desenvolvendo dissertações e teses que tinham como objetos de estudo o acervo do Museu para saber como deram continuidade ao trabalho um ano depois.

Ouça o bloco 2 do programa

Para saber mais sobre o tema:

Site do Museu Nacional

Balanço da recuperação do acervo feito pelo Museu Nacional no aniversário de um ano do incêndio 

Tour pelo Museu Nacional no Google Arts

Entrevista do diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, ao Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

Quantidade de museus que digitalizam arquivos ainda é baixa. Matéria veiculada na UFMG Educativa em setembro de 2018

Governo cria agência para gerir museus. Matéria veiculada na UFMG Educativa em setembro de 2018

Pesquisadores da UFMG perdem materiais de trabalho. Matéria veiculada na UFMG Educativa em setembro de 2018  

Produção: 

O Outra estação desta semana (12/09) teve apresentação de Breno Benevides. Produção de Arthur Bugre, Breno Benevides, Larissa Reis e Luana Lima. Edição e coordenação de jornalismo de Paula Alkmim e trabalhos técnicos de Breno Rodrigues. O programa Outra estação explora, semanalmente, um tema de interesse da sociedade, buscando dados e conversando com pessoas que possam trazer contribuições sobre o assunto. Na Rádio UFMG Educativa, em 104,5 FM, o programa vai ao ar às quintas, às 18h, com reprise na sexta, às 7h30. O Outra estação também fica disponível nos aplicativos de podcast.