Arte e Cultura

Música livre de Hermeto Pascoal será reverenciada em curso

O curso abordará, de maneira prática, questões como gêneros melódicos, polirritmia e pluralidade harmônica
O curso abordará, de maneira prática, questões como gêneros melódicos, polirritmia e pluralidade harmônica Foca Lisboa / UFMG

No ano em que completa 80 anos, Hermeto Pascoal [foto] terá sua obra reverenciada em uma oficina do 48º Festival de Inverno da UFMG. A música livre de Hermeto Pascoal será ministrada de 18 a 22 de julho pelo multi-instrumentista Felipe José. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas no site do evento.

Além de propiciar reflexões teóricas e críticas sobre o fazer musical do "bruxo dos sons", o curso abordará, de maneira prática, questões como gêneros melódicos, polirritmia, pluralidade harmônica e cifragem própria do artista.

Trajetória

Felipe José é músico desde os 11 anos. Graduado em composição musical e mestre em Improvisação Coletiva pela UFMG, já se apresentou em diversos estados brasileiros e em países da América do Sul e do Norte, Europa e Ásia.

Ex-integrante da Itiberê Orquestra Família e do grupo Ramo, atua como compositor para teatro e dança e como instrumentista. Ganhou os prêmios BDMG Instrumental (2008) e Youth International Chamber Music Festival (São Francisco/Califórnia, no mesmo ano). Lançou seu primeiro disco, Circvlar Mvsica, em 2013. É um dos fundadores do Coletivo Distante, grupo dedicado à prática da livre improvisação.