Arte e Cultura

Obra de aluna da UFMG é a mais votada na premiação Illustraciencia

Concurso internacional de ilustração científica e naturalística é promovido por instituições espanholas

Ilustração escolhida pelo público na edição 2018 do concurso Illustraciencia
Ilustração escolhida pelo público na edição 2018 do concurso Illustraciencia Illustraciencia / Larissa Fernandes

O último rinoceronte macho branco do mundo, morto em março deste ano, no Quênia, foi o tema da ilustração mais votada pelo público na sexta edição do concurso Illustraciencia. A autora é Larissa Ribeiro Lourenço Fernandes, aluna do 6º período de Artes Visuais da UFMG, atualmente intercambista na Escola Superior Gallaecia (Portugal). A votação terminou na noite desta segunda-feira, 23, e o resultado foi anunciado hoje.

“Sudão é um símbolo de espécies ameaçadas e um sinal de que, se a maneira como consumimos não mudar, cedo ou tarde destruiremos o planeta e o processo ecológico de que nós humanos dependemos”, alerta a artista plástica, que vai receber menção honrosa pelo trabalho.

Entre os mais de 500 inscritos, o comitê de especialistas da Illustraciencia selecionou 40 obras que farão parte de exposição, em outubro deste ano, no Museu Nacional de Ciências Naturais (MNCN), na Espanha, e posteriormente de mostra itinerante em diferentes cidades.

A premiação é organizada pela Associação Catalã de Comunicação Científica, sob o patrocínio do Ministério da Economia e Competitividade do governo da Espanha e pela Fundação Espanhola para a Ciência e Tecnologia. Os ganhadores são escolhidos por um júri e pelo voto popular.

As vencedoras da sexta edição da Illustraciencia, escolhidas pelo júri, são Rita Cortês de Matos e Julia Porotov, com as obras Stag Beetle e Taiga Siberiana, nas categorias científica e naturalista, respectivamente.

Larissa Ribeiro Lourenço Fernandes foi a ganhadora do prêmio especial do público. O júri também concedeu menção especial às obras Ammonóides Heteromórficos da Formação Matanuska, Turonian, Alaska, Kate Lomedico Marriott e Ramphastos, Picos de diversidade na Região Neotropical, Santiago Forero Avellaneda na categoria de ilustração científica; e as obras Papagaios, de Wilma Ander, e Megasoma elephas, de Carlos Ortega Contreras, na categoria de ilustração naturalista.

“Sinto-me satisfeita pela repercussão de um trabalho que exigiu muita dedicação e esforço, não apenas pelo Rinoceronte vencedor do concurso, mas pelos meus trabalhos com a poética animal estarem ganhando visibilidade”, diz a estudante da UFMG. “Também me sinto feliz por ser estar participando dessa exposição, junto com 39 artistas com trabalhos incríveis de todo o mundo, e pela minha arte, iniciada na UFMG e no Brasil, ganhar um pequeno espaço no cenário internacional”, completa.

A artista plástica tem planos de continuar a desenvolver a linha de desenho animal, terminar a graduação de artes visuais e trabalhar com ilustração científica. A ilustração foi feita com lápis de grafite (0,3; 0,5; 2B; 6B; 8B) em papel A3 com gramatura de 250 e demorou quatro dias para ser concluída. “O tamanho do rinoceronte é 35cm, o maior desenho animal que eu fiz usando essa técnica”, relata.

Artista plástica volta ao Brasil neste ano, após intercâmbio em Portugal
Artista plástica volta ao Brasil neste ano, após intercâmbio em Portugal Larissa Fernandes / arquivo pessoal