Pesquisa e Inovação

Pesquisa identifica maior diversidade de plantas em áreas secas

Líder do estudo, professor Danilo Neves, do ICB, conversou com o programa Conexões

Danilo Neves, do ICB, lidera a pesquisa
Danilo Neves, do ICB, lidera a pesquisa Acervo pessoal

Quando imaginamos ambientes com diversidade de plantas, uma das primeiras regiões que vem à cabeça é a Floresta Amazônica, com o seu alto nível de umidade e densidade vegetal.

Porém uma pesquisa recente, liderada pelo professor do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB) Danilo Neves, identificou uma maior diversidade de linhagens de plantas em regiões sazonalmente secas, na transição da Amazônia para o Cerrado brasileiro. A descoberta contraria entendimento segundo o qual as regiões mais úmidas concentrariam maior número de linhagens.

O trabalho é resultado de investigação que envolveu 20 pesquisadores de instituições da América do Sul e do Reino Unido, e aumenta a compreensão específica sobre a distribuição das linhagens de plantas com flores, também conhecidas como angiospermas, na América do Sul.

O professor Danilo Neves, do Departamento de Botânica, falou sobre os significados dessa descoberta, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta segunda-feira, 10.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Saiba mais sobre a pesquisa em reportagem do Boletim UFMG.

Produção de Bruno Esteves e Alexandre Miranda, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória