Extensão

Professores da UFMG discutem ciência nos bares de Belo Horizonte

Mudanças climáticas, vacinas e futebol estão entre os temas da nova edição do Pint of Science

Um dos bares mais populares em Belo Horizonte, Cantina do Lucas é um dos locais que receberão o evento.
A tradicional Cantina do Lucas será um dos locais de encontroDivulgação / Cantina do Lucas

Doze professores da UFMG participam, na próxima semana,  de um dos mais importantes eventos de divulgação científica do mundo, o Pint of Science. Os discentes da Universidade se juntam a pesquisadores de outras instituições para a abordagem de temas como física quântica, vacinas, mudanças climáticas, mulheres pesquisadoras, ciência no futebol, entre outros. A quarta edição do evento ocorre em bares de Belo Horizonte de 20 e 22 de maio.

Na segunda, os professores Patricia Kauark, do Departamento de Filosofia, e Wagner Corradi, do Departamento de Física, vão até a Casa Híbrido, no bairro Floresta, para abordarem a física quântica. No dia seguinte, Grace Morais, do ICB, participa da discussão sobre a mulher na ciência, também na Casa Híbrido. Na quarta, 22, Varley da Costa e Eduardo Pimenta, ambos da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, conversam sobre a relação entre futebol e ciência, no Albanos, no bairro Sion. Veja a programação.

As atividades ocorrem simultaneamente em 24 países. Pesquisadores compartilham experiências e reflexões sobre temáticas científicas em milhares de bares, restaurantes e cafeterias espalhados por cerca de 400 cidades. A capital mineira é uma das 87 cidades brasileiras que receberão o evento. Albanos, A Cafeteria, Casa Híbrido, Cantina do Lucas e Filé Espeto e Cia serão os pontos de encontro para discussões.

Pint of Science é um evento gratuito e aberto ao público, realizado pelo MM Gerdau, com apoio da Fundep e da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC).