Prorrogadas inscrições de vídeos para a 21ª Jornada de Extensão

As produções poderão ser submetidas até 18 de abril

Vídeo da estudante Laura Ellen França Soares (Escola de Enfermagem) foi um dos escolhidos em votação popular em 2021
Vídeo da estudante Laura Ellen França Soares, da Escola de Enfermagem, foi um dos escolhidos em votação popular em 2021 Reprodução YouTube | Laura França

A Proex prorrogou até a próxima segunda-feira, 18 de abril, o período das submissões de vídeos, por formulário próprio, para a edição 2022 da Jornada de Extensão.

Com o tema #tudojuntoemisturado: como integrar extensão ao ensino e à pesquisa, o evento é uma oportunidade para estudantes da UFMG, bolsistas ou voluntários na extensão, que desejam divulgar sua participação nesses campos acadêmicos.

A prorrogação, além de propiciar mais tempo para a elaboração do trabalho, visa auxiliar os estudantes que vivenciam o retorno ao ensino presencial, de forma integral, no semestre letivo atual.

"Muitos deles deparam com novidades, mudanças e adaptações com a volta das atividades presenciais integrais", avalia o coordenador do evento, professor Glaucinei Rodrigues Corrêa. As demais datas do cronograma permanecem as mesmas.

Votação e audiência
Os vídeos inscritos participarão de votação pública, que será realizada no site da jornada, de 19 de abril a 16 de maio, para a escolha de três atividades. As vencedoras serão apresentadas em seminário no dia 25 de maio, às 15h, no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1). O canal da Proex no YouTube fará a transmissão simultânea.

Os estudantes previamente inscritos como ouvintes receberão certificado de participação após o seminário. As inscrições são gratuitas, por meio de formulário eletrônico.

Programação semipresencial
De 23 a 25 de maio, a 21ª Jornada de Extensão promoverá, além das apresentações dos estudantes, uma série de atividades presenciais, como apresentações de arte e cultura.

O evento também oferecerá uma oficina sobre extensão universitária. Aberta ao público em geral, ela será realizada em formato presencial, no campus Pampulha, em três turmas diferentes: 23 de maio, das 14h às 17h (turma 1); 24 de maio, das 9h às 12h (turma 2), e das 18h às 21h (turma 3). As inscrições seguem até 2 de maio e podem ser feitas, gratuitamente, por meio de preenchimento de formulário eletrônico.

A programação contará, ainda, com a exibição dos vídeos no site da jornada.

Protagonismo estudantil
A Jornada de Extensão é promovida todos os anos pela Proex, por meio da Diretoria de Apoio à Gestão da Extensão (Dage).

Seus temas estão relacionados às diretrizes da extensão universitária, com foco no protagonismo dos estudantes, dos professores e de integrantes das comunidades engajadas nas atividades.

Os vídeos selecionados na edição passada, com o tema 20 anos da Jornada de Extensão e centenário de Paulo Freire – extensão para a autonomia, o diálogo e a esperança, foram da extensionista Luisa Couto de Souza, do estudante Ian Figueiredo Braga Netto e da estudante Laura Ellen França Soares, que relatou sua experiência em seu canal no YouTube.

Outras informações podem ser obtidas no site do evento.