Ensino

Prorrogadas inscrições para seleção de orientadores de TCCs de especialização em artes visuais

Novo prazo termina no dia 24

Especialização em Artes Visuais tem atividades nos polos de educação a distância Raphaella Dias | UFMG

Foi estendido até quinta-feira, dia 24, o prazo de inscrições para o processo seletivo que escolherá 10 professores para orientar trabalhos de conclusão de curso (TCCs) desenvolvidos no âmbito da Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, oferecida em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed). Os selecionados atuarão como bolsistas do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O curso tem o objetivo de preparar profissionais especializados no processo de produção e pesquisa em ensino/aprendizagem de artes visuais.

A formação tem caráter interdisciplinar e abrange o desenvolvimento do ensino e da pesquisa em educação e arte, utilizando tecnologias contemporâneas nos procedimentos pedagógicos e artísticos. Esses trabalhos poderão resultar em novas ferramentas tecnológicas apropriadas à formação de professores, a distância ou não, em práticas pedagógicas relacionadas a essa forma de mediação e contribuições ao campo da pesquisa em educação, em arte e na própria educação a distância. A seleção é aberta a docentes concursados do quadro da UFMG, em atividade ou aposentados, e pessoas sem vínculo atual com a Universidade.

A formação oferece duas modalidades: Professor Formador I, para a qual é necessário que o candidato tenha experiência mínima de três anos no magistério superior, e Professor Formador II, para a qual é exigida experiência mínima de um ano no magistério superior e titulação mínima de mestre. Os candidatos que se enquadrarem como Professor Formador I receberão bolsa no valor de R$ 1,3 mil mensais e, como Professor Formador II, R$ 1,1 mil. Eles atenderão os polos de Brumadinho, Confins, Jaboticatubas, Lagoa Santa e Sabará.

Procedimentos
As inscrições podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário eletrônico, disponível no sistema de gestão de processos seletivos do Caed, ao qual devem ser anexados os documentos listados no item 6.1 do edital, reunidos em único arquivo em formato PDF, com até 25 Mb. Antes de se inscrever, o interessado deve se cadastrar na plataforma. Ao preencher os dados do formulário eletrônico, o candidato deverá informar, obrigatoriamente, apenas um endereço eletrônico (e-mail).

O processo seletivo será feito por meio de análise de currículo, etapa eliminatória e classificatória, de acordo com os critérios previstos no anexo II do edital de seleção, e de análise da carta de intenções. O resultado preliminar será divulgado no dia 2 de dezembro, no site do Caed, e o final, no dia 20 de dezembro.